Painel da Feapaes-ES orienta profissionais sobre o teste do pezinho

Evento terá transmissão on-line no dia 28 de junho e será aberto a todos os profissionais e interessados no assunto

Foto: Freepik

O teste do pezinho é um procedimento fundamental para detectar doenças graves e outras condições que possam resultar em deficiência intelectual. Por conta da sua importância, o mês de junho ganha a cor lilás, como forma de conscientização. E no dia 28 de junho, às 14 horas, a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) realiza o Painel Apaees+, com o tema “Teste do Pezinho: o que você precisa saber sobre esse exame”. O evento será on-line, transmitido pelo canal da entidade no YouTube, voltado a todos os profissionais que trabalham com o assunto.

O presidente da Federação, Vanderson Gaburo, vai mediar a conversa entre a farmacêutica Cristina Bravin e a pediatra Elizabeth Passamani. Ambas atendem na Apae de Vitória, que é referência estadual na triagem neonatal no SUS.

Somente na Apae de Vitória, são realizados, em média, 4 mil testes por mês, seja por encaminhamento da rede pública ou privada. O momento ideal para coletar o material é entre o terceiro e o quinto dia de vida da criança.

Em caso de resultados normais, os laudos são encaminhados para os municípios ou familiares solicitantes. Em caso de qualquer alteração, os pais são chamados pela Apae para a confirmação do diagnóstico. Nesse momento, começa o atendimento da equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo, geneticista, pediatra, endocrinopediatra e nutricionista.

“Trata-se de um exame simples de realizar e muito importante, pois detecta uma série de doenças e condições precoces e que podem ser tratadas, garantindo mais qualidade de vida para o paciente”, afirma o presidente da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo.

Por Paula de Paula e Marcela Reis | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *