Gastronomia e shows musicais vão agitar Povoação no próximo fim de semana

Festival da Tilápia

As crianças também terão uma vasta programação de entretenimento e lazer

Foto: Secom/PML/ES

O próximo fim de semana será de festa com boa gastronomia, shows musicais e programação para a criançada. É que Povoação vai receber a primeira edição do Festival da Tilápia que promete movimentar o cenário econômico e turístico da vila de pescadores localizada no litoral de Linhares. O evento será no sábado (15) e domingo (16).

Além de poder degustar pratos como moqueca, torta capixaba, quibe, empadas, hambúrguer e as tradicionais porções, todos à base do peixe, o visitante poderá levar a tilápia produzida no balneário para casa, já que ela estará disponível para a venda num tanque instalado num dos estandes do evento.

O festival será realizado no Recanto do Zé Colmeia, na chegada de Povoação e a entrada é franca. No sábado (15) a festa terá início às 10 horas, e no domingo (16), os festejos começam às 11 horas.

Entre as atrações musicais que vão animar o evento estão: Lucas Chaves, João Vitor e Vinícius, Samba Mais, Jean Ferreira, Fabrício e Vanderlei, Forró Siminino, Jhony Rambo, Alan Bertol e Jotta Jr.

O cultivo de tilápias foi a alternativa encontrada pelos moradores do balneário após o desastre da barragem de Mariana. Os peixes são criados em tanques suspensos e passou a ser a alternativa de renda para os pescadores.

Saúde

Para garantir o acesso ao atendimento de saúde aos turistas que passarão pelo evento, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, terá plantão de 24 horas na Unidade de Saúde da localidade. O horário especial começa no sábado (15), e se encerra às 19 horas do domingo (16).

As equipes de saúde são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e farmacêuticos. Duas ambulâncias irão garantir o atendimento de casos de urgência, e a remoção até unidades hospitalares na sede do Município, caso haja necessidade.

Patrolamento da Estrada

A secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) dedica uma atenção especial às estradas do interior com o objetivo de aprimorar as condições de trafegabilidade e segurança ao transporte em geral.

A estrada que liga a sede do Município ao distrito de Povoação está pronta para receber os visitantes da Festa da Tilápia. Na última semana, diversos serviços foram realizados na localidade, incluindo a limpeza das margens da via, o recolhimento de entulho. Além disso, todas as vias internas e de acesso a Povoação receberam o patrolamento na última semana.

Curso de Filetagem

Na última semana foi realizada a primeira despescagem (retirada dos peixes dos tanques) do projeto de criação de tilápia em tanque suspenso da Associação de Pescadores e Assemelhados de Povoação que conta com a participação de 110 famílias.

Na ocasião, foi realizado o primeiro curso de filetagem de tilápia visando agregar valor ao produto final para comercialização no Festival.

Confira a programação do 1º. Festival da Tilápia de Povoação:

15/07 Sábado

  • 10h – Exposição do aquário com tilápias vivas para comercialização
  • 11h Abertura da praça de alimentação com pratos feitos com tilápia
  • 11h30min – Lucas Chaves
  • 13h – Jean Ferreira
  • 16h – João Vitor e Vinícius
  • 19h – Samba Mais
  • 22h – Fabrício e Vanderlei

16/07 Domingo

  • 10h – Abertura da praça de alimentação
  • 11h – Forró Siminino
  • 13h – Jhonny Rambo
  • 16h – Alan Bertol
  • 19h – Jotta Jr.

Por Michel Freitas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *