HGL oferece cirurgia de vasectomia gratuitamente em Linhares

Para ter acesso ao procedimento, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa

Foto: Divulgação/PML/ES

A secretaria de Saúde do município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio do Hospital Geral de Linhares (HGL), oferece cirurgias de vasectomia gratuitamente para a população. Neste ano, por exemplo, de janeiro a junho, já foram realizados 134 procedimentos. O número é maior do que todo ano de 2022, quando foram feitas 113 cirurgias.

O procedimento faz parte do Programa de Planejamento Familiar oferecido na Casa Rosa, órgão ligado à secretaria municipal de Saúde, que tem o objetivo de garantir a escolha do método contraceptivo mais adequado para homens e mulheres. Neste mesmo período também foram feitas 55 laqueaduras e a implantação de 73 dispositivos intrauterinos (DIU).

Os interessados pela cirurgia devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, porta de entrada para o programa, onde receberá todas as informações e posterior encaminhamento para a Casa Rosa. Após acolhida e cumpridos todos os pré-requisitos para cirurgia, o paciente é encaminhado ao HGL para agendar a cirurgia.

“Com as ações do planejamento familiar garantimos à mulher, ao homem ou ao casal, assistência à concepção e contracepção como parte das demais ações que compõem a assistência integral à saúde, e o HGL está preparado para dar esse suporte ao programa realizando as cirurgias, tanto de vasectomia quanto de laqueadura”, explica a secretária de Saúde, Sonia Dalmolin de Souza.

Planejamento Familiar

Além das cirurgias de vasectomia e laqueadura, o planejamento familiar faz ainda a inserção do DIU, distribuição de contraceptivo oral e preservativos feminino e masculino. O atendimento é feito individualmente por uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, dentre outras especialidades.

Por Rosimeri Ronquetti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *