Cuidados ao escolher local para cirurgias pode diminuir risco de sepse

Toda infecção pode desencadear um quadro de sepse. Para prevenir é preciso estar atento a medidas de higiene

Medidas preventivas podem diminuir chances de ter sepse | Foto: Freepik

A sepse é uma das principais causas de morte do mundo. Casos como o ocorrido recentemente com o ator Stênio Garcia, trazem um alerta para a questão. “Sempre que uma pessoa é acometida por uma infecção, o organismo lança mão de mecanismos de defesa para combater esse processo infeccioso. Em alguns casos, quando a infecção é mais grave, esses mecanismos de defesa se intensificam tanto que podem gerar prejuízo em órgãos vitais como o coração e os rins”, explica a infectologista Ana Carolina D’Ettorres.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sepse – também chamada de sepsis ou septicemia – faz 11 milhões de vítimas por ano. O Brasil apresenta uma das maiores taxas de mortalidade por sepse no mundo, sendo de aproximadamente 240 mil pessoas anualmente.

“Toda infecção tem o potencial de desencadear um quadro de sepse, então, para prevenir precisamos sempre estar atentos às medidas higiênicas e buscar hospitais e clínicas autorizados para funcionar e com profissionais habilitados. Além disso, não se automedique, não use antibióticos de maneira desnecessária, e, em caso de qualquer sinal inflamatório no local do procedimento ou febre, procure atendimento médico com urgência”, reforça.

A especialista ensina que, para prevenir infecções, de maneira geral, deve-se sempre manter as mãos limpas; fazer uma alimentação rica em vegetais e frutas; exercitar-se; e expor-se moderadamente ao sol.

Por Marcella Andrade


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *