Trace Brasil muda operações de São Paulo para Salvador, na Bahia

Cultura afro-urbana

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

Salvador é a cidade escolhida pela Trace Brasil, maior plataforma de criação de conteúdo afro-urbano do mundo, para abrigar a sua nova sede e para ser o centro de operações da empresa, que hoje funciona em São Paulo, a partir do segundo semestre de 2023. A transferência, realizada em parceria com a Prefeitura de Salvador, alinha-se às iniciativas de desenvolvimento do setor audiovisual da capital baiana, a exemplo do programa SalCine.

Com uma presença global e forte abrangência na África, Europa, Caribe e Estados Unidos, a Trace Brasil é vista como parceira ideal para expandir a força de Salvador como um polo de expressão da cultura afro-diaspórica. A chegada da empresa irá beneficiar produções e lançamentos audiovisuais focados exclusivamente na Cultura Afro, colaborando para o crescimento e expansão deste segmento na capital baiana e projetando-o não só para o Brasil, mas para o mundo.

“Não poderia haver lugar melhor no mundo para a Trace se instalar no Brasil. Esse será mais um ativo para a nossa capital, a cidade mais negra fora da África, com um patrimônio cultural e histórico incalculável. Com certeza, diversas parcerias entre a prefeitura e a Trace serão construídas, dentro do nosso esforço em reafirmar e potencializar Salvador como capital afro das Américas. Os canais da Trace chegam a mais de 180 países, 26 deles só na África”, destacou o prefeito Bruno Reis.

A transferência da sede da empresa, que atinge mais de 35 milhões de pessoas por meio do canal Trace Brasil, distribuído pelas principais operadoras a cabo e fast tvs, também tem como objetivo fortalecer a presença da empresa no país, acompanhando a expansão econômica que Salvador tem experimentado. Com a maior concentração de pessoas negras no Brasil, a capital baiana é vista como o ambiente ideal para fomentar e solidificar iniciativas de comunicação e mídia direcionadas ao público afro-diaspórico.

O CEO da Trace Brasil, Bruno Batista, afirma que ter a nova sede em Salvador representa “uma nova história para a empresa no Brasil”: “Sem nenhum exagero. A Trace está há quase quatro anos no país e a gente fez um trabalho muito importante de construção das nossas plataformas e da nossa marca. Porém, a vinda para Salvador é definitivamente o ponto inicial desse novo momento, onde a Trace vai começar de fato a prestar serviço, que é o nosso real propósito no mundo. É colocar as pessoas nesse ambiente de bem-estar, reconhecimento, positividade, empoderamento”, disse.

A nova sede da Trace Brasil estará localizada no Polo de Economia Criativa DOCA1, no bairro do Comércio, um espaço vibrante e inovador com vista para a Baía de Todos os Santos. Com estúdios de gravação, auditório, centros de treinamento, espaço gourmet, restaurantes, estúdios e palcos, o DOCA1 se tornará um hub estratégico para atividades e serviços relacionados à produção de conteúdo, treinamentos, consultoria e muito mais.

Para o secretário de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Pedro Tourinho, a vinda da Trace Brasil é a comprovação do potencial da capital baiana enquanto polo cultural e de produção audiovisual. “Nada pode fazer mais sentido do que a sede no Brasil de um dos mais importantes grupos mundiais de conteúdo negro e diaspórico estar em Salvador. Fizemos o chamado em abril, e hoje podemos comemorar que a Trace já está instalada, trabalhando e produzindo em Salvador”, destacou. Dados da Secult indicam que mais de 85% das produções audiovisuais baianas são gravadas em Salvador.

Da Redação | Com informações da Secom/PMS/BA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *