São Mateus conquista Indicação Geográfica para pimenta-rosa com apoio do Incaper

Pimenta-rosa ou aroeira | Foto: Incaper/ES

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou, nesta terça-feira (18), a concessão da Indicação Geográfica (IG) da Pimenta-Rosa para São Mateus, região norte do Espírito Santo. A Associação de Produtores de Aroeira do Espírito Santo (Nativa) e as entidades do setor, desde 2019, buscavam o reconhecimento para o município, com o apoio de profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Estavam sendo aguardadas as avaliações do laudo que atendessem as exigências para a delimitação da área geográfica de produção da Indicação de Procedência (IP) “São Mateus”. A concessão da IG para São Mateus fortalece o nome do município nos mercados nacional e internacional, como referência de região produtora de pimenta-rosa, além da cultura local, diante do produto altamente consumido.

A coordenadora de Recursos Naturais do Incaper, Fabiana Ruas, atua diretamente com a Nativa e os produtores de pimenta-rosa de São Mateus e região norte. “A atuação do Incaper foi fundamental nesse processo, uma vez que participamos desde o início, em 2019, inclusive das mudanças e exigências que aconteceram nesse percurso. Orientamos a associação quanto à organização social, desde a formatação de estatuto e demais tecnicidades, até o embasamento e o estudo técnico que destacassem a importância da cadeia produtiva e a relevância socioeconômica para as famílias produtoras”, salientou.

Desde 2008, o Incaper atua com o tema na região, realizando estudos e pesquisas em diversas áreas: social, econômica, agrícola, botânica, seleção e melhoramento genético de plantas. O Instituto mantém um banco genético na Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde (FERC), em Jucuruaba, Viana, com a finalidade de desenvolver tecnologias para atender às questões, como a mão de obra na colheita (maquinários e beneficiamento), priorizando a qualidade do produto final e a diversificação de demais produtos desenvolvidos a partir da pimenta-rosa.

Outra iniciativa do Incaper com a cadeia produtiva no município é a correalização do Festival Brasileiro da Pimenta Rosa, com a associação Nativo e o município de São Mateus.

Pimenta-rosa ou Aroeira

A pimenta-rosa ou aroeira é uma espécie originária da América do Sul, com ampla ocorrência no litoral brasileiro, predominantemente nas áreas de influência do bioma da Mata Atlântica.

No Espírito Santo, a pimenta-rosa é explorada em praticamente todos os municípios litorâneos, basicamente nas áreas de restinga e dos tabuleiros costeiros. Nos municípios do norte e noroeste do Estado, é cultivada comercialmente em sistemas de monocultura e consorciada com outras culturas, tendo grande importância no mercado nacional, além de ser exportada para vários países, gerando importante fonte de renda para os agricultores e a indústria.

A espécie nativa do litoral capixaba é muito valorizada na Europa e o consumo é apreciado em todo o mundo. Por conta da valorização no exterior, a pimenta-rosa já desponta como um dos principais produtos de exportação do Estado.

Por Daniel Borges


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *