EDP realiza entrega de projeto e realiza curso de capacitação em Linhares

Tecnologia LED

Prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e o diretor da EDP, Fernando Saliba | Foto: Secom/PML/ES

O município de Linhares, região norte do Espírito Santo, foi contemplado com a modernização e substituição de 379 pontos de iluminação pública pela tecnologia LED, que são mais eficientes, econômicas e sustentáveis

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou nesta terça-feira, 18, a entrega oficial para a Prefeitura de Linhares da modernização de 396 pontos de iluminação pública que foram substituídos pela tecnologia LED. O projeto foi aprovado na Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, que incentiva a conservação e uso racional da energia elétrica, e contou com um investimento de mais de R$ 660 mil.

A entrega do projeto para a administração municipal contou com a presença do diretor da EDP, Fernando Saliba, e do prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Com a ação, é possível reduzir o consumo de energia da administração municipal referente a iluminação pública em cerca de 541,7 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 225 residências em um período de 12 meses, considerando o consumo médio de 200 kWh/mês.

“Nos projetos da Chamada Pública da EDP, contribuímos diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirma o diretor da EDP, Fernando Saliba.

Foram contempladas ruas e avenidas do distrito de Bebedouro, sendo um dos trechos principais a Av. Benevenuto Zorzanelli, a mais movimentada da região.

A iniciativa traz benefícios para a população, já que a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

O prefeito Bruno Marianelli falou da importância do investimento para a população dos bairros e do interior com a modernização do parque de iluminação pública que já vem sendo substituído pela Prefeitura de Linhares.

“Nós estamos modernizando a iluminação pública nos bairros e no interior ao instalarmos pontos de LED. Isso dá mais segurança para a população e até incentiva a economia. Com uma iluminação de qualidade, a gente ajuda o comerciante, o vendedor de churrasco, o dono de uma lanchonete a manter seu estabelecimento aberto algumas horas a mais, é um estímulo a esses empreendedores”, afirmou.

Capacitação

A EDP realizou um treinamento gratuito para os munícipes e servidores da prefeitura abordando conceitos do consumo racional e seguro da energia elétrica. A ação é desenvolvida por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, e pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante o curso, os participantes conheceram o Programa de Eficiência Energética, tiveram acesso aos resultados obtidos com o projeto entregue para a prefeitura e seus benefícios para a cidade, puderam conhecer os benefícios do sistema de telegestão desenvolvido para realizar o controle remoto das lâmpadas e, que em sua essência, é um sistema “online”, para captação de eventos e envio de comandos remotos e controle da potência, e ainda dicas para o uso racional e seguro da energia elétrica no ambiente de trabalho e domiciliar.

“A EDP acredita que trabalha a disseminação de conhecimento como uma ferramenta de transformação social. Esse curso é uma oportunidade de desenvolver uma consciência ambiental para o consumo responsável em relação ao uso de energia. Temos a oportunidade de formar munícipes e servidores como agentes multiplicadores dos conceitos do consumo racional e seguro da energia elétrica”, afirma o diretor da EDP, Fernando Saliba.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *