Empresas capixabas são reconhecidas com prêmio nacional de queijos artesanais

Parte da Rota dos Queijos, as queijarias Vila Veneto e Giacomin receberam seis medalhas no 6º Prêmio Queijo Brasil

Gabriela Giacomin Borlini e Pedro Henrique Castoldi Borlini, da Queijos Giacomin, celebram a conquista | Foto: Divulgação

Queijarias capixabas foram destaque no 6º Prêmio Queijo Brasil, evento nacional que aconteceu este mês em Santa Catarina. Entre os premiados dessa edição, se destacam as queijarias Vila Veneto e Giacomin, que fazem parte da rota turística dos queijos em João Neiva, região norte do Espírito Santo. Os empreendedores conquistaram, juntos, uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. A premiação tem como propósito divulgar a diversidade de queijos artesanais produzidos no país, e fortalecer a relação entre os atores da cadeia produtiva do queijo.

A gerente da Unidade Regional Central do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Carla Bortolozzo, conta que um plano de trabalho tem sido feito com as queijarias da Rota do Queijo, em João Neiva, há mais de dois anos, preparando-as com planos de capacitação e consultorias especializadas.

“Esse reconhecimento na premiação mostra que todo o trabalho feito pelos empreendedores, com o apoio do Sebrae/ES e da governança da Rota do Queijo e deu frutos. É o resultado de um planejamento estruturado e pensado sob medida para a rota”, salienta.

Queijo Montanhês da Queijos Giacomin na Rota dos Queijos de João Neiva | Foto: Divulgação

A queijaria Giacomin conquistou quatro medalhas: duas pratas com os queijos Rota Colonial e Capixaba Gourmet; e duas de bronze com os queijos Monte Negro e Montanhês Artesanal. Já a Vila Veneto recebeu uma de ouro com o queijo Asiago e uma bronze com o queijo original Otello.

Para o casal Gabriela Giacomin Borlini e Pedro Henrique Castoldi Borlini, da Queijos Giacomin, a premiação coloca os queijos no cenário nacional, assim como o próprio município. “Essa conquista é da Queijos Giacomin, mas também da Rota dos Queijos de João Neiva e do Estado do Espírito Santo. A premiação certifica e consolida nosso trabalho em buscar elevar nossos padrões de qualidade e experiência únicos com nossos queijos autorais. Nos enche de alegria termos nossos queijos entre os melhores do Brasil!”, celebram os empresários.

Queijaria Vila Veneto | Foto: Divulgação

A Queijaria Vila Veneto, também uma empresa familiar, conseguiu levar um ouro na premiação, e destaca que toda a Rota do Queijo se beneficia com esse reconhecimento. “Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos. Essa conquista representa muito para a queijaria, mas também fortalece e consolida a Rota dos Queijos como um atrativo turístico da nossa região. É um grande ganho para a comunidade de João Neiva. O desafio é continuar com essa caracterização do produto genuinamente capixaba e temos feito isso, inclusive com parceria do Sebrae”, ressalta o proprietário da Vila Veneto, Roberto Cuzini.

O Prêmio Queijo Brasil funciona como vitrine de promoção para o reconhecimento da qualidade dos produtos feitos no território nacional. Este ano mais de mil queijos foram inscritos e 606 receberam medalhas, sendo 127 de ouro, 253 de prata e 226 de bronze.

Por Marcella Andrade


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *