Hospital Rio Doce comemora 54 anos com momento especial para os colaboradores

Fotos: Ascom/Hospital Rio Doce

O Hospital Rio Doce, localizado em Linhares, Região norte do Espírito Santo, completou nesta quarta-feira ( 26), 54 anos de existência. A instituição traz consigo uma história de determinação, mudanças e ampliação dos serviços de saúde, sempre fundados no intuito de cuidar das pessoas e oferecer uma assistência de qualidade e humanizada. Para marcar a data, o hospital realizou um evento comemorativo com os colaboradores. O momento contou com uma missa, ministrada pelo Padre Maurício Fornaciari, apresentação do “Coral Hospital Rio Doce”, além de um delicioso café da tarde.

A diretora administrativa do hospital, Fátima Biancardi, falou sobre a trajetória da Fundação Beneficente. “Cheguei ao Hospital Rio Doce quando ele tinha apenas seis anos. Na época, a instituição tinha o nome de Hospital Municipal de Linhares, com 60 leitos. As mudanças foram acontecendo, o Hospital passou por inúmeras ampliações. Hoje, somos uns dos Hospitais Estruturante do Estado, com 150 leitos para o Sistema Único de Saúde – SUS, sendo referência em alta complexidade para todo Espírito Santo. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, ressaltou.

O provedor do Hospital Rio Doce, Arles Guerra Miranda, também comemorou mais um aniversário do Hospital. “É muito gratificante ver a evolução do nosso hospital. A cada ano conseguimos entregar mais excelência no atendimento que prestamos à população. E não vamos parar por aí. Queremos comemorar ainda muitas conquistas. Parabéns a todos os colaboradores que fazem parte dessa história”, frisou.

Nossa História

O Hospital Rio Doce foi fundado em 26 de julho de 1969. O hospital filantrópico, mantido pela Fundação Beneficente Rio Doce, foi criado para ser um hospital geral de pequena e média complexidade, com atendimento de Pronto Socorro, Maternidade e Cirurgias de Urgência. Inicialmente, a instituição recebeu o nome de Hospital Municipal de Linhares. Somente em 1977, com a revisão do estatuto, é que passou a ser chamado Hospital Rio Doce.

As mudanças foram acontecendo, o Hospital passou por ampliações, tanto no número de leitos, quanto de serviços. Em 1991 foram estabelecidas pactuações com o Município de Linhares para o atendimento de Urgência/Emergência. Em seguida foi criada a 1ª Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, pelo nosso médico Anestesista, Dr. José Santo Pedrini.

Em 1996, a Fundação Beneficente Rio Doce implantou o Plano de Saúde para dar sustentação ao atendimento ao Sistema Único de Saúde – SUS.

O Hospital continuou crescendo em estrutura física, capacidade instalada e serviços de Alta Complexidade. Em 2005, credenciamos a Cardiologia Clínica, Hemodinâmica, Cirurgia Cardiovascular e Neurocirurgia.

Em 2012, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde – SESA, iniciamos o serviço de Oncologia, cujo Credenciamento Federal veio em dezembro de 2016. A partir desta data, iniciamos a ampliação da Maternidade, reabrimos a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN e ampliamos a UTI Coronariana.

Em 2020, com o advento do COVID, ampliamos e humanizamos as enfermarias. Em convênio com a SESA, adaptamos 20 leitos de UTI para Covid, contratamos profissionais e fizemos um trabalho de relevância para nossa população.

Em 2022 vem a grande virada! Fomos convidados pela SESA a ser um Hospital Estruturante, com 150 leitos para o SUS. Saímos de uma Gestão Municipal para uma Gestão Estadual e ingressamos no seleto grupo dos maiores e melhores hospitais do Estado para atendimento ao SUS.

Para fazer frente a esse desafio, dada a capacidade instalada no Hospital Rio Doce, e não tendo espaço para ampliação do número de leitos, a Fundação Beneficente Rio Doce adquiriu 49% das ações ordinárias do Hospital LMC. Com isso transferimos todo o nosso atendimento da rede privada para o Hospital LMC, permitindo entregar melhor estrutura física e o serviço de excelência que sempre foi prestado pelo Hospital Rio Doce.

Neste ano de 2023, para proporcionar mais qualidade ao nosso atendimento, inauguramos uma nova UTI Geral, com 10 leitos, e reestruturamos duas UTI’s Coronarianas, com 20 leitos.

Temos uma trajetória de muitas conquistas e muito orgulho de cada pessoa que faz parte dela. Os provedores que se doaram nesse trabalho iniciado pelo Sr. Alfeo March Grillo e Dr. José Antônio Palmeira da Silva, tendo sequência com Dr. José Anselmo Pimenta Lofego, Dr. Edilson Souza Rocha, Senatilho Perim, Virgílio Romualdo Gomes e Gama, Edesio José Margoto, Ilson Alves Pessoa, Clovis Dadalto, Jair Perini e, atualmente, o Sr. Arles Guerra de Miranda. Rendemos agradecimento a todos pela importância de estar à frente da Fundação Beneficente Rio Doce, entidade mantenedora desse Hospital.

Gratidão a todos os diretores, médicos, colaboradores que se empenharam em dar o melhor de si para fazer desta instituição, uma grande empresa! Vamos seguir contanto essa história, sempre cuidando das pessoas e salvando vidas!

Da Redação | Com informações da Ascom/Hospital Rio Doce


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *