Temporada do turismo de avistamento de baleias tem incentivo da Setur-BA

Foto: Ascom/Setur

O lançamento oficial da temporada 2023 do turismo de avistamento de baleias-jubarte (julho a novembro), no litoral da Bahia, foi realizado, nesta sexta-feira (28), na Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento teve a participação de representantes da Marinha, dos institutos Baleia Jubarte e Redemar Brasil, da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e de entidades do setor náutico.

A Setur-BA apresentou um vídeo e distribuiu material informativo sobre a migração anual das baleias, da Antártica para o litoral baiano. Os animais procuram as águas calmas e mornas do mar da Bahia, onde fazem os rituais de acasalamento e reprodução. O avistamento dos mamíferos marinhos deve ser feito em passeio com barco apropriado, oferecido por operadoras de turismo especializadas, seguindo regras de segurança e proteção ambiental. O vídeo será usado em capacitações da secretaria para o segmento.

“Esse é um segmento turístico que tem crescido no mundo. O mar da Bahia foi privilegiado como berçário das baleias-jubarte, que são genuinamente baianas, e o Governo do Estado não poderia deixar de incentivar o safári desses mamíferos marinhos, com sustentabilidade. O avistamento dos animais aumenta o tempo de permanência do visitante no destino, sinônimo de mais recursos injetados na economia”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Começamos o trabalho em Abrolhos, nos anos 1980, quando a estimativa era de 1,5 mil baleias. Em 2023, estamos com cerca de 30 mil animais no litoral brasileiro, a maioria no mar da Bahia. O avistamento é uma atividade que precisa ser mantida de forma profissional e sustentável”, explicou o presidente do Instituto Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi.

“Atuamos na Baía de Todos-os-Santos para transformar Salvador na capital da jubarte, estimulando a consciência ambiental. A observação de baleias tem potencial para ser o novo grande impulso no turismo soteropolitano, por meio desse esforço conjunto da Setur-BA e parceiros”, completou o presidente do Redemar Brasil, William Freitas.

Da Redação | Com informações da Ascom/Setur


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *