Revolucionando a gestão de pessoas com soluções tecnológicas

UseRH

Empresa capixaba tem se destacado nos mercados capixaba e nacional.

A UseRH foi fundada em 2020 por Cátia Horsts e Jaciara Pinheiro | Foto: Divulgação

Desempenhando um papel fundamental na construção de equipes excepcionais e repletas de talentos para o mercado, a área de Recursos Humanos (RH) costuma ser uma das principais para a sobrevivência de uma empresa. Levando isso em consideração, a empresa UseRH promete ser a maior potencializadora desse setor no País.

Fundada em 2020 por Cátia Horsts e Jaciara Pinheiro, a empresa capixaba UseRH nasceu como um “spin-off” da empresa Rhopen Consultoria e da necessidade de criar um software acessível, eficiente e simples de usar para otimizar os processos de recursos humanos. Sediada em Vitória, a UseRH atua com uma base inovadora que oferece soluções tecnológicas para a gestão de pessoas.

De acordo com a Cátia Horsts, a ideia de iniciar as operações da UseRH surgiu durante a implantação de processos de RH em uma grande empresa, em 2018. Foi assim que ambas empreendedoras perceberam o quão burocrático, caro e difícil de usar era o software contratado pelo cliente. Foi então que decidiram construir uma solução própria, inicialmente para atender às demandas da Rhopen Consultoria.

“O software construído inicialmente para atender aos serviços da Rhopen Consultoria deveria ser rápido de implantar, ter custo acessível e ser simples de usar por analistas, gestores e colaboradores. Foi assim que demos início ao UseRH. Reunimos uma rede de especialistas experientes em RH para pensar nos produtos e uma consultora de projetos, a Raquel Lamas, que está conosco até hoje, para construir a arquitetura do software. Agora, nossa missão é revolucionar o RH, democratizando o acesso a soluções para toda e qualquer empresa”, frisou a CEO da UseRH, Catia Horsts.

Com quase três anos de mercado, a empresa enfrentou desafios significativos ao dar início às operações. O principal deles foi desenvolver o sistema em um segmento carente de tecnologias acessíveis, práticas e de baixo custo. Com recursos financeiros limitados, as fundadoras optaram por investir com o próprio dinheiro, aprendendo a ser corajosas e acreditando no potencial da empresa.

Atualmente, um dos principais produtos da empresa é o módulo Universidade Corporativa, lançado em 2021. Trata-se de um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) que permite às empresas criar estruturas de treinamento e desenvolvimento personalizadas em um ambiente on-line. Com isso, é possível treinar colaboradores de qualquer lugar do mundo, mensurar o aprendizado e a efetividade por meio de testes e relatórios, além de fortalecer a cultura organizacional e estimular a aprendizagem contínua.

Outro destaque da UseRH é o módulo Avaliações, lançado em 2022. Esse sistema on-line possibilita a realização de diversas pesquisas de RH, desde a avaliação de desempenho até a pesquisa de clima. Além disso, disponibiliza ferramentas, como o Plano de Desenvolvimento Individual e Gerenciamento de Metas, proporcionando uma visão abrangente dos colaboradores e auxiliando na tomada de decisões baseadas em análise de dados.

Neste ano, a empresa está expandindo ainda mais soluções, com o lançamento do módulo de Onboarding, voltado para o Departamento Pessoal. Esse sistema permite realizar de forma ágil e dinâmica a admissão e integração de novos colaboradores, com fluxos personalizados, validação de documentos, acompanhamento do processo e relatórios para a identificação de gargalos.

“Nosso principal diferencial é ter sido pensada e desenvolvida por profissionais de RH, que conhecem os anseios do mercado. Nós embarcamos para dentro da tecnologia com todo o conhecimento que temos. Montamos nossa própria fábrica de software e testamos todas as soluções dentro de casa”, afirmou Cátia Horsts, ao destacar os diferenciais do negócio que leva junto de sua sócia Jaciara.

Embora sediada em Vitória, a UseRH atende clientes não apenas na Capital capixaba, mas também em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Quanto aos planos futuros, a CEO Cátia Horsts deixa claro que a empresa está em constante evolução e pretende lançar novos produtos que atendam a outros subsistemas de RH. “Estamos numa fase de consolidação e expansão da marca e dos produtos. Por isso, estamos investindo em ações de Branding, em aumentar a nossa presença digital e fortalecer a área comercial. Contratamos um novo diretor para assumir a gestão das áreas Comercial e de Marketing, das quais eu era a diretora, ampliando nossa perspectiva por meio da expertise dele”, salientou.

Por Bárbara Deps Bonato e Wilson Igreja Campos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *