Serra recebe Agenda Propositiva da Findes para melhorar a ambiência de negócios 

A entrega ocorreu nesta segunda-feira (31/07), na sede da Secretaria de Educação e de Saúde da Serra 

Entrega Propositiva Serra | Foto: Leandro Pereira

O município da Serra recebeu a Agenda Propositiva da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) nesta segunda-feira (31). O documento visa contribuir na melhoria da infraestrutura, da logística, da saúde, da educação e da qualificação de mão de obra do município, além de alavancar o empreendedorismo na região.  

Desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder) da Findes, o material foi entregue pelo vice-presidente administrativo da Federação, Eduardo Dalla Mura, e pelo presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo, ao secretário interino de Desenvolvimento Econômico da Serra, Ricardo Pandolfi.  

Em sua fala, Eduardo Dalla Mura, destacou as potencialidades da Serra, que reveza com Vitória o primeiro lugar no ranking estadual dos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB), demonstrando sua força econômica.  

O vice-presidente administrativo da Findes, Eduardo Dalla Mura | Foto: Leandro Pereira

“A Serra tem muito a crescer e a Agenda Propositiva da Findes vem para somar esforços e contribuir na criação de um ambiente adequado de atração de investimentos. Queremos atuar junto ao município para ampliar a base industrial, fortalecendo suas principais cadeias produtivas. Além disso, ainda temos o setor de turismo que possui um enorme potencial para receber novos projetos.” 

O presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo, frisou que essa é a quarta Agenda Propositiva entregue pela Federação. “As Regionais de Cariacica e Viana, Litoral Centro Norte e Caparaó já receberam o documento que vai auxiliar na melhoria do ambiente de negócios. Com a Serra, alcançamos 17 municípios.”  

“A Findes busca conhecer a realidade de cada regional e construir de forma coletiva caminhos que contribuam para o desenvolvimento do Estado. E a Agenda Propositiva desenvolvida pelo Conder é mais um passo. Esperamos que o material conduza as principais ações focadas na melhoria do ambiente de negócios, além de aproximar, cada vez mais, a parceria público-privada entre as duas entidades”, complementa. 

O diretor da Regional Serra da Findes, Rubens Carlos Cortes, falou sobre a importância da iniciativa. “É muito gratificante participar da construção de um material que vai auxiliar o município que escolhi para morar e empreender a se desenvolver ainda mais. É o início de um trabalho colaborativo.” 

Ao todo, 19 eixos estratégicos foram escolhidos pelo Grupo de Trabalho, que conduziu a produção do documento, para serem a base da Agenda Propositiva da Serra. São informações para subsidiar as secretarias do município na melhoria da ambiência de negócios, dentre elas constam desenvolver infraestrutura, logística, empregabilidade, capacitação e qualificação de pessoas, parcerias público-privadas (PPPs), além de políticas para atração de investimentos. 

Para o secretário interino de Desenvolvimento Econômico da Serra, Ricardo Pandolfi, uma pauta urgente e que consta no documento, é a qualificação profissional na região.  

“Temos um trabalho muito importante para pensar: um pacto pela qualificação na Serra. Esse é um tema a ser trabalhado para ajudar a fazer uma política de trabalho e renda de forma mais efetiva no município. Para isso, precisamos de parcerias junto a outras instituições. E, em momento oportuno, pretendemos conversar com outras entidades sobre.” 

Também participaram da entrega da Agenda pela Findes: o diretor Geral, Roberto de Campos Lima; a gerente executiva de Educação, Tatiane Franco; o gerente executivo de Mercado, Fernando Gueller; o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Fábio Dias; além de integrantes do Conder.  

Representando a Prefeitura da Serra, participaram do evento as secretárias de Trabalho Emprego e Renda, Cláudia Silva; de Políticas Pública para as Mulheres, Lilian Mota; de Educação, Luciana Galdino; de Comunicação, Déborah Fialho. Os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Cláudio Denicoli; de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro de Souza; da Fazenda, Henrique da Silva; de Defesa Social, Joel Lyrio Junior; de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Agricultura, Claudio Denicoli.  

Também estiveram presentes o procurador-geral da Serra, Edinaldo Loureiro Ferraz, e o diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores, Christiani Maria Vieira.  

Raio-x do município da Serra 

  • Mais de 8,7 mil empresas  distribuídas entre microempresas (7.742), pequenas empresas (758), médias empresas (179) e grandes empresas (38); 
  • 145.144 empregos formais – em todos os setores; 
  • Mais de 1,5 mil indústrias  sendo 813 empresas da indústria de transformação, 11 da indústria extrativa e 757 da construção civil;    
  • 49.747 empregos formais na indústria. 

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *