Programa Juventudes Multiplicadoras qualifica jovens para transformar comunidades onde vivem

Suzano

Ao todo, 60 alunos de comunidades quilombolas de São Mateus e Conceição da Barra, região norte do Espírito Santo, participam do programa

O programa oferece o curso Técnico em Meio Ambiente, de forma gratuita | Fotos: Divulgação/Suzano

“A educação está transformando a minha vida para melhor”. Esta é a afirmação de Jaqueline Tavares Mageski, de 24 anos, aluna do Programa Juventudes Multiplicadoras, desenvolvido por meio de parceria entre a Escola Master e a Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.

O programa oferece o curso Técnico em Meio Ambiente, de forma gratuita, para jovens com idades entre 18 e 35 anos, com Ensino Médio completo, que fazem parte de 20 comunidades quilombolas de São Mateus e Conceição da Barra. As aulas iniciaram em julho de 2022 e seguem até o dia 15 de dezembro deste ano.

Jaqueline Tavares

Jaqueline Tavares é moradora da comunidade Dilô Barbosa, zona rural de São Mateus, e trabalha na roça com a família. Os conhecimentos adquiridos no curso já estão ajudando toda a comunidade. “O aprendizado que tenho lá, eu agrego na minha roça e de outros agricultores familiares do entorno. Eu não teria condições de ter uma formação profissional se não fosse esse projeto”, ressalta.

A professora Keila Belo, que é diretora pedagógica da Escola Master e coordenadora do programa, afirma que o objetivo é formar jovens que se tornem multiplicadores dentro das suas comunidades. “Ao final do curso eles terão um diploma de técnico em Meio Ambiente, mas o foco está sendo a transformação que está acontecendo na vida deles. O conteúdo do curso é voltado para que eles possam fazer a aplicabilidade da formação na realidade das comunidades onde vivem”, pontua.

Keila destaca que o curso possui uma organização curricular bastante extensa, com disciplinas que mesclam habilidades técnicas na área de gestão do Meio Ambiente, e também disciplinas com enfoque no desenvolvimento pessoal e liderança. “Queremos formar verdadeiros líderes, não com a visão de sair das comunidades, mas de transformá-las para melhor”, ressalta.

Jovens Multiplicadores

Os participantes recebem ajuda de custo de R$ 400,00 mensais, uniforme, material didático, EPIs (equipamento de proteção individual) para as aulas práticas, lanche e transporte. Os alunos foram selecionados por meio de pesquisa nas comunidades quilombolas, que identificou as pessoas que atendiam aos critérios do programa.

O consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, ressalta que o Programa Juventudes Multiplicadoras fortalece a relação da empresa com as comunidades vizinhas. “Por meio de visitas a campo, os alunos puderam conhecer e interagir com profissionais da Suzano, além de desenvolver projetos que possam beneficiar a comunidade e a empresa, numa relação de troca”, diz.

Horta aumenta renda familiar

Thaize Florentino Graciano

A aluna Thaize Florentino Graciano, de 19 anos, moradora da comunidade Coxi, em Conceição da Barra, já está conseguindo aumentar a renda da família com os conhecimentos adquiridos no curso de técnico em Meio Ambiente. A jovem implantou uma horta familiar e os produtos são vendidos na própria comunidade e entregues também ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

“Utilizo o resíduo orgânico na horta e outras técnicas aprendidas no curso, e tento passar o conhecimento para minha família e vizinhos também. Além disso, eu passei a ter um olhar mais atento ao meio ambiente e oriento a comunidade sobre práticas tradicionais que agridem a natureza, como a caça ilegal, e está surtindo um efeito bastante positivo”, conta Thaize.

Jovens Multiplicadores

O curso oferecido pelo Programa Juventudes Multiplicadoras é dividido em três módulos e tem duração de 18 meses. Atualmente 60 alunos participam do programa, dividimos em duas turmas. A formatura está marcada para o dia 16 de dezembro.

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *