Ales faz pré-lançamento do Festival da Moqueca em Anchieta

Espírito Santo

Assembleia abriu espaço para divulgar a sétima edição do festival que acontece de 7 a 10 de setembro em Anchieta e tem como destaque o prato típico capixaba

Panelão de moqueca no prédio da Ales convida para o festival que acontece em Castelhanos | Foto: Tonico

A Assembleia Legislativa (Ales) promoveu, nesta segunda-feira (7), o pré-lançamento do “7º Festival da Moqueca Capixaba e de Frutos do Mar”, que acontece de 7 a 10 de setembro no balneário de Castelhanos, em Anchieta, região sul do Espírito Santo. Uma réplica gigante de uma panela com moqueca está em exibição na Galeria dos Presidentes, no térreo do Legislativo, de autoria da artista plástica Marly Kastro. O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos), marcou presença no lançamento.

Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Valladares Nader, disse que a intenção de fazer o pré-lançamento do festival foi para dar mais visibilidade ao evento e valorizar a lei, de autoria do deputado Marcelo Santos, que confere ao município de Anchieta o título de Capital Estadual da Moqueca Capixaba e dos Frutos do Mar.

Para a presidente da Associação Castelhanos em Ação, Elineia Dalbon Porto, o pré-lançamento na Assembleia é gratificante para os organizadores e, com certeza, ajudará a levar mais visitantes para a cidade no feriado de setembro. Também o secretário municipal de Turismo de Anchieta, Caio Moser, destacou que o festival é um dos atrativos turísticos do Sul do Estado.

Capital da Moqueca

O reconhecimento do município de Anchieta como Capital da Moqueca e dos Frutos do Mar é fruto de iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio do Projeto de Lei (PL) 594/2021, do deputado Marcelo Santos.

Ele agradeceu, durante a sessão ordinária desta segunda, a iniciativa da Associação Castelhanos em Ação e parabenizou os organizadores do festival. Também se manifestaram sobre a relevância do festival os deputados Sergio Meneguelli, Alcântaro Filho (ambos do Republicanos), João Coser (PT) e Denninho Silva (União).

Festival

O festival teve início em 2017 e chega à sétima edição. Durante o mês de setembro, em Anchieta, a Capital Estadual da Moqueca Capixaba, os estabelecimentos do balneário de Castelhanos irão receber os visitantes com oferta e receitas especiais.

Na programação estão apresentações culturais e musicais, além do famoso preparo do “Moquecão” pelos moquequeiros e moquequeiras do balneário. Feita na tradicional panela de barro fabricada pelas paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, a moqueca é considerada a maior do mundo.

Castelhanos foi o primeiro balneário do estado a fazer um evento dedicado exclusivamente a esse ícone da culinária capixaba. O desafio do preparo da maior moqueca capixaba começou em 2018 e se firmou definitivamente no calendário turístico.

Por Danilo Salvadeo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *