Chile sofre forte queda de vendas e teme a manutenção dos efeitos da crise global

Foto: Divulgação/Internet

O Chile registrou a venda de 940 caminhões em julho com queda de 30,5% em comparação com as 1.352 unidades vendidas no mesmo mês de 2022 e 8,7% abaixo dos 1.030 veículos licenciados em junho deste ano. Também as vendas de ônibus foram muito baixas, com apenas 77 unidades, 35,8% abaixo das registradas no ano anterior (120 unidades).

Sob um ambiente de dificuldades globais com elevada taxa de juros, alto custo do dólar, restrições para aprovação de financiamentos e queda de confiança de clientes e de empresários, o volume de vendas, em caminhões, voltou aos patamares de 2020.

Conforme dados divulgados pela ANAC, as vendas acumuladas de caminhões atingiram 7.292 veículos, 24,6% abaixo das 9.670 unidades vendidas durante os sete meses de 2022. Em ônibus, o desempenho foi muito melhor e no acumulado do ano o resultado é positivo, com crescimento de 49,5%, com 1.606 unidades, contra 1.074 no mesmo período do ano anterior.

Em caminhões, a Mercedes-Benz liderou, em julho, o mercado total, com 148 veículos e 15,7% de participação, seguida pela Volkswagen e pela Scania, ambas com 95 veículos e 10,1% de participação. Por segmentos, a Fuso foi a líder entre os leves, com 20 unidades e 15,9% de participação, vencendo equilibrada disputa que envolveu também a Hino, em segundo lugar, com 19 veículos e 15,1% do mercado; Foton, com 18, e 13,3%, seguidas pela JAC, com 17 (13,5%), e Mercedes-Benz, com 13 veículos e 10,3% de participação.

Entre os médios, a Chevrolet liderou com 77 unidades e 27,1% de participação, seguida pela Hino, com 55 e 19,4%; Fuso, com 51 (18,0%), e Hyundai, com 23 unidades e 8,1% de participação. A Mercedes-Benz foi a líder no segmento de pesados, com 127 veículos e 24,0%, à frente da Scania, com 95 (17,0%); Volkswagen com 60 e 11,3%, e Volvo com 53 e 10,0%.

Em vendas acumuladas, a JAC foi a líder do segmento leve, com 151 veículos e 18,5% de participação do mercado, seguida pela Hino, com 113 unidades e 13,8%; Fuso, com 102 e 12,5% e Foton, com 90 e 11,0%.

No segmento médio a liderança pertenceu à Chevrolet, com 437 veículos e 23,5% de participação, seguida pela Fuso, com 370 unidades e 19,7% do mercado e Hino, com 328 e 17,5%.

Entre os veículos pesados a Mercedes-Benz foi a que atingiu maior volume de vendas, com 1.235 unidades e 26,8% do mercado à frente da Volvo, com 747 caminhões e 16,2%; a Scania, com 694 (15,1%) e a Volkswagen, com 412 e 9,0% de participação

Em vendas gerais, o primeiro lugar foi estabelecido pela Mercedes-Benz, como volume total de 1.374 veículos e 18,8% de participação, com a Volvo na segunda posição, com 747 unidades e 10,2%, à frente da Scania, com 694 e 9,5% e Volkswagen, com 605 e 8,3%, todas com produção na região. A Chevrolet ficou na quinta posição com 590 veículos e 8,1% do mercado.

No mercado de ônibus, a Volvo liderou as vendas em julho, com 35 unidades, seguida pela Mercedes-Benz, com 16 e Hyundai, com 7 veículos. NO acumulado do ano, a Foton segue em primeiro, com 837 veículos, seguida pela Mercedes-Benz, com 193, e pela Scania, com 113 unidades.

Por Secco Comunicação


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