Começa a Cachoeiro Stone Fair 2023

Espírito Santo

Cerimônia de abertura destaca o compromisso da feira para o impulsionamento do setor

A solenidade recebeu autoridades, empresários, profissionais do setor de rochas ornamentais e representantes das entidades apoiadoras | Fotos: Divulgação/Cachoeiro Stone Fair 2023

Coloque o pé no futuro! O tema da Cachoeiro Stone Fair 2023 deu o tom da cerimônia de abertura oficial da feira, realizada nesta terça-feira. A busca por inovação e fortalecimento do setor foram destaque nos pronunciamentos.

Dando boas vindas a todos os presentes, a CEO da Milanez & Milaneze, Flávia Milaneze, destacou que este ano a proposta da feira é a movimentação para um futuro cada vez mais promissor do setor. “A Cachoeiro Stone Fair não é somente uma feira, ela é um encontro de profissionais admirados que fazem o setor de rochas acontecer, dia após dia, sob sol ou sob chuva. É uma plataforma onde ideias se unem com a realidade. A nossa jornada anual reflete a grandiosidade das rochas ornamentais”, enfatizou.

Comemorando os 50 anos do Sindirochas, o presidente do sindicato, Ed Martins, ressaltou que ao longo desses anos o setor tem crescido. “Hoje é motivo de muita alegria por conta da feira que também faz parte desse desenvolvimento, mas também porque durante esses anos o setor apenas se fortalece com tantas conquistas e tantos desafios vencidos”. Em seguida, foi feita uma homenagem ao primeiro presidente do sindicato e a todos os colaboradores da entidade.

À frente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, pontuou as ações que a entidade tem realizado para o desenvolvimento do setor e ressaltou o alinhamento com a sustentabilidade. “É muito gratificante que 100% das empresas tenham circuito fechado de água. E vamos desenvolver ainda mais isso, através de estudos que já estamos organizando sobre a sustentabilidade do ciclo de vida do mármore, granito e quartzito”, pontuou.

O presidente da Rochativa, Eutemar Venturim, apontou brevemente as ações sociais que o setor tem desenvolvido. “O setor produtivo considera importante participar da questão social através de ações de ESG que abrangem a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. E nós estamos fazendo esse trabalho de uma forma muito prestigiosa e com muito sucesso”, afirmou.

Também esteve presente na solenidade, o diretor da Agência Nacional de Mineração, Guilherme Santana, que destacou as ideias para o futuro do setor. “Todo mundo exporta pelo peso, menos o Brasil. Por isso, queremos proibir a exportação do bloco por metro e apenas permitir a exportação por tonelada. Também queremos buscar incentivar a verticalização da cadeia”, declarou.

Com a palavra, a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, destacou ações da federação com o setor de rochas, tais como o incentivo a pesquisas e a formação de profissionais para a indústria de rochas. “Esse setor é de extrema relevância para o desenvolvimento do nosso estado, por isso nós queremos continuar colaborando para esse crescimento”, ressaltou

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Vitor da Silva Coelho, fez questão de dar boas vindas a todos e reforçou que o setor de rochas é o mais importante para a cidade. “São vários os indicadores do município que fazem eu me orgulhar muito, inclusive sermos a capital do mármore. Por isso, enquanto eu estiver aqui, a Cachoeiro Stone Fair não vai sair de Cachoeiro de Itapemirim”, falou.

Para encerrar os pronunciamentos oficiais, o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, marcou presença e reafirmou o compromisso do Estado com o desenvolvimento do setor. “Nós estamos aqui para ajudar nos investimentos e financiamentos, nos incentivos fiscais, na qualificação da mão de obra e para ser parceiro. Queremos estabelecer com vocês uma ação conjunta cada vez maior, pois sabemos a importância do setor para a economia não somente estadual, mas também do Brasil.”, declarou.

Até sexta-feira (25), o Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa em Cachoeiro de Itapemirim receberá inovação, novidades e tendências para projetar o futuro através da conexão e dos negócios.

A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere; com promoção do Sindirochas e Cetemag; patrocínio do Sicoob, Findes, Sesi, Senai, Crea-ES, Banestes, Bandes, BNB.

Por Esther Mendes Dal Col


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *