Findes e Polícia Federal promovem seminário sobre ESG

Espírito Santo

Evento acontece no dia 1º de setembro, no auditório da Findes, em Vitória  

A Findes tem atuado para disseminar o tema ambiental e sustentável junto às indústrias e ao governo estadual, incrementando uma agenda positiva, com foco em construir planos de ação e estratégias que sirvam de modelo para as empresas | Foto: Freepik

A Agenda ESG é um tema-chave na atualidade para todas as organizações e vem sendo utilizado para direcionamento de investimentos e financiamentos sustentáveis. Neste contexto, o seminário “Agenda ESG: Desafios, Segurança Jurídica, Inovação e Oportunidades” reúne representantes dos setores produtivo, governamental e terceiro setor para debater a incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança nas organizações.   

O evento será realizado no dia 1º de setembro, das 8h30 às 12h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em Vitória. As inscrições para participar já foram preenchidas e encerradas. A “Agenda ESG” é uma realização da Findes em parceria com a Polícia Federal no Espírito Santo, com o apoio de Escola Nacional de Perícias, Allemand Consultoria e Advocacia Empresarial, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), ES em Ação e Governo do Estado do Espírito Santo. 

O seminário terá a palestra de abertura com Paul Clements-Hunt, líder da equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) que criou, entre os anos 2000 e 2012, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance).  

Estarão presentes na ocasião lideranças de diferentes setores para compartilhar boas práticas em ESG, desafios do novo ambiente regulatório e legal, bem como para compreender como a integração entre o setor público e privado pode ajudar a criar um ambiente de segurança jurídica para o desenvolvimento de negócios sustentáveis, gerando impacto positivo para as empresas e para a sociedade.   

A presidente da Findes, Cris Samorini, destaca que a Federação tem atuado para disseminar o tema ambiental e sustentável junto às indústrias e ao governo estadual, incrementando uma agenda positiva, com foco em construir planos de ação e estratégias que sirvam de modelo para as empresas.  

A presidente da Findes, Cris Samorini | Foto: Gilvan Gonçalves

“Diversas indústrias no Estado já estão desenvolvendo soluções para alavancar a economia pautadas nos três pilares da pauta ESG: ambiental, social e governança. E realizar este seminário reforça nosso objetivo de estimular as indústrias a desenvolverem ações ligadas ao tema e, sobretudo, transformar os desafios da agenda da sustentabilidade em oportunidades de negócios.”  

Para o superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas, as bases e princípios que norteiam a abordagem ESG estão alinhados com os valores da instituição. A realização de evento com esse foco busca, justamente, fortalecer e ampliar as iniciativas ESG. 

“O Setor Público tem um papel essencial na criação de um ambiente de segurança jurídica em prol de uma pauta efetiva que concilie o desenvolvimento econômico e a justiça social. Na Segurança Pública, devemos liderar pelo exemplo, com uma atuação preventiva e que busque evitar as práticas de Greenwashing e Socialwashing que podem levar à prática de crimes. Ao propor este diálogo com a participação de diversos setores da sociedade, evidenciamos a nossa preocupação com os desafios do planeta e da humanidade, deixando claro o nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável.” 

Segundo o Principles for Responsible Investment (PRI), mais de US$ 100 trilhões estão mobilizados em torno de compromissos com essa agenda, criando oportunidades para que as empresas possam, com isso, buscar novos negócios mais resilientes que alinhem a geração de valor econômico no longo prazo e benefícios para a sociedade.  

Por Brunella França e Lorena Zanon


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *