Policlínica Regional de Teixeira de Freitas tem mais de 500 mil atendimentos realizados

Primeira da Bahia

Foto: Divulgação/Sesab

Em novembro de 2017, a cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul do Estado, recebeu a primeira Policlínica Regional de Saúde da Bahia. Com um projeto inovador, o modelo representou um marco para a regionalização da saúde. Hoje, prestes a completar seis anos de funcionamento e com mais de 500 mil atendimentos realizados, a unidade segue como referência na assistência para a região.

Na avaliação da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, que esteve no local na última terça-feira (22), os números representam a eficácia do projeto das Policlínicas de Saúde, que regionalizam o atendimento através da descentralização de consultas com especialistas e exames de média e alta complexidade. “É com muita alegria que acompanho a evolução da primeira Policlínica Regional de Saúde do nosso Estado. Com o trabalho realizado aqui, conseguimos que a Atenção Básica seja mais resolutiva. Parabenizo a equipe de profissionais que realizam o trabalho com muito carinho, acolhendo e cuidando das pessoas. O compromisso do governador Jerônimo Rodrigues é continuar levando assistência especializada de qualidade para todas as regiões da Bahia e seguiremos nessa meta com a inauguração de mais policlínicas por toda a Bahia nos próximos meses”, adiantou.

Dentre os atendimentos mais procurados, segundo a diretora-geral da unidade, Luziaurea França, estão os exames de imagem. “Nós temos uma demanda muito grande de tomografia, ressonância, endoscopia e ecocardiograma. Dentro desses quase seis anos, temos um número muito expressivo de 500 mil atendimentos. Isso mostra que estamos conseguindo alcançar nosso objetivo: dar acesso à saúde para a população que mais precisa”, afirmou.

Na unidade, os pacientes têm acesso a consultas especializadas em áreas médicas como Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Ginecologia, Pediatria, Urologia, Cirurgia Geral, dentre outras. Fazem parte do Consórcio da Policlínica de Teixeira de Freitas os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Vereda.

Quase R$ 25 milhões investidos

A Policlínica contou com um investimento do Governo do Estado de R$ 24,8 milhões entre obras físicas, equipamentos, micro-ônibus e vans para o transporte dos pacientes. “Os municípios fazem o encaminhamento via secretarias municipais de saúde. Lá tem uma fila única aguardando o procedimento e consultas ambulatoriais e eles programam o encaminhamento a partir da agenda disponibilizada pelo consórcio. A partir disso, os municípios, com a disponibilização dos micro-ônibus e das vans, trazem os pacientes para o cumprimento dessas agendas”, explica Santana sobre o fluxo de atendimento.

Ao todo, 25 Policlínicas Regionais de Saúde estão em funcionamento em toda a Bahia. Atualmente, 23 unidades funcionam mediante modelo administrativo de consórcio público, no qual o Estado participa com 40% do custeio e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados, conforme a sua população. Já as Policlínicas Regional de Saúde de Narandiba e Escada, ambas em Salvador, possuem o aporte financeiro feito 100% pelo Governo da Bahia.

O município de Ilhéus será o próximo a contar com uma Policlínica Regional de Saúde. As obras do equipamento já estão avançadas e a previsão é que, ainda este ano, possa ser entregue à população. O Governo da Bahia também trabalha para a implantação de outras cinco unidades nas regiões de Feira de Santana; no oeste e no norte baiano; além da Região Metropolitana de Salvador e no Vale do Jiquiriçá.

Da Redação | Com informações da Ascom/Sesab


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *