Agricultura familiar da Bahia marca presença na Caravana Federativa

Foto: Divulgação

Tem produtos da agricultura familiar da Bahia na Praça de Alimentação da Caravana Federativa, evento que iniciou nesta quinta-feira (24) e segue nesta sexta-feira (25) na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador.

No trailer Sabores da Agricultura Familiar, que está fazendo o maior sucesso, o público tem a oportunidade de adquirir e degustar pão de queijo e hambúrguer artesanal, da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), e os sucos das polpas de frutas produzidas pela Cooperativa Pequenos Agricultores Produtores Leite Região Sul (Coopal), de Miguel Calmon.

No local, também está sendo comercializada uma diversidade de outros produtos da agricultura familiar pela Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Federação Unicafes/BA).

A participação dessas cooperativas no evento tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Para Elinton Félix, da Coopag, está sendo super importante a participação. “Forneceram para a gente esse trailer, que é uma estrutura maravilhosa, impecável, com uma plotagem maravilhosa enaltecendo não só a Coopag, mas todos os produtos da agricultura familiar. A gente está comercializando os pães de queijo e os hambúrgueres que já são sucesso de outras feiras e a gente espera que continue com essa parceria”.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que a agricultura familiar da Bahia não poderia estar ausente dessa iniciativa importante que é a Caravana Federativa. “A agricultura familiar chega ao evento de forma inovadora, com o primeiro trailer, sendo apresentado para a sociedade baiana, para todos os prefeitos e prefeitas e lideranças políticas que estão vindo para a Caravana, servindo produtos deliciosos”.

A servidora pública federal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rafaela Farias, comprou chocolates do Sul da Bahia, amêndoa torrada de licuri e sequilho de licuri. “Muito maravilhoso. Já tive a experiência com esse sequilho e não resisti. Eu adoro produtos da agricultura familiar e estimulo esse meu consumo sempre para produtos da agricultura familiar. Se tiver orgânicos, ainda melhor. Acho que a gente deve sempre ter esse hábito de consumo de produtos que venham dessa população e dessa produção da agricultura familiar”.

Danilo Bertazzi, assessor especial do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, admirou-se com a qualidade dos produtos. “Estou conhecendo os produtos da agricultura familiar baiana como o café Cooperbac e o chocolate Bahia Cacau, levando para Brasília e fortalecendo aqui as famílias da agricultura familiar”.

A Caravana

A Caravana Federativa é realizada pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços do Governo Federal, levando o atendimento aos Municípios e aos Estados por meio da participação dos Ministérios, órgãos públicos e entes federativos, além de promover a cooperação das ações entre os entes federados e estabelecer um canal permanente de proximidade e de informação.

Da Redação | Com informações da Ascom/CAR


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *