Câmeras que “falam” ajudam na segurança pública da população de Linhares

Tagarelas 

Foto: Felipe Reis

Agora, o centro da cidade, os balneários e os distritos de Linhares, região norte do Espírito Santo, contam com 12 câmeras tagarelas, que monitoram essas áreas 24 horas por dia. As câmeras que já estão em funcionamento integram o Cerco Inteligente e fazem parte do pacote de investimentos de quase R$ 5 milhões, com recursos próprios, em segurança pública anunciado pelo prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Os equipamentos são de última geração e permitem identificar situações de risco, ações ilícitas, comportamentos inadequados e infrações, além emitir avisos sonoros direcionados aos envolvidos.

Com a instalação estratégica dessas câmeras, o objetivo da secretaria municipal de Segurança Pública é manter a ordem, a segurança e a tranquilidade dos moradores e visitantes.

Além disso, esses equipamentos também desempenham um papel fundamental na orientação da população. Por meio de avisos sonoros, as câmeras fornecem informações importantes, como alertas para situações emergenciais. Em caso de necessidade, podem ser utilizadas para chamar atenção da população para serviços públicos.

As 12 câmeras estão estrategicamente distribuídas pelo centro da cidade, pelos balneários e pelos distritos de Linhares, cobrindo áreas de grande movimentação e importância para a comunidade. O monitoramento 24 horas garante uma vigilância contínua e eficaz, permitindo uma resposta rápida a qualquer ocorrência.

“A exemplo estão ocorrências de pichação, tráfico e uso de drogas, vandalismo em patrimônio público como a quebra de luminárias, brigas e furtos. Em todas estas situações há a possível identificação dos infratores e as medidas policiais são tomadas”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos.

Além de facilitar a inibição e prevenção, as câmeras também ajudam a Polícia Civil a esclarecer alguns crimes, visto que com o registro por imagem é possível identificar o que foi criminoso, desastre ou acidente.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *