EDP reforça cuidados com segurança, após alerta de chuvas e ventos fortes em todo Estado durante o feriado prolongado  

Água e eletricidade é uma combinação perigosa. A EDP alerta que o cuidado com a energia elétrica deve ser redobrado 

Foto ilustrativa

A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, orienta a população capixaba a seguir alguns cuidados de segurança com a energia elétrica durante o feriado prolongado, após o alerta da Defesa Civil do Estado para chuva e ventos de até 60 km/h. 

De acordo com o Climatempo, a associação de uma frente fria à passagem de um ciclone extratropical pelo litoral brasileiro pode trazer riscos de ventos fortes e chuvas com descargas atmosféricas em todo o Estado nos próximos dias. 

“Durante as tempestades, a atenção deve ser redobrada. Entre as orientações está a atenção para as instalações elétricas internas da residência. Além de evitar a exposição fora de casa em função das descargas atmosféricas, a utilização de equipamentos elétricos de qualidade e instalados por profissionais de confiança contribuem com a segurança residencial e da família durante as tempestades”, explica o gestor da EDP, Adilson Herzog.  

É importante ainda nunca utilizar equipamentos molhados ou em locais inundados, ou mesmo não manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço, pois estas situações aumentam o risco de choque elétrico. Caso a chuva venha a causar inundação na residência, atingindo o nível das tomadas, é preciso desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar novamente os disjuntores. 

A distribuidora saliente a importância de seguir as dicas abaixo, dentro e fora de casa, com cuidados e segurança com a rede elétrica durante tempestades e ventos fortes. As informações ajudam a proteger a população e as residências de possíveis riscos de acidentes e emergências. 

Em casa: 

  • Mantenha instalações elétricas em boas condições;  
  • Não faça uso de benjamins (preferir os filtros de linha) e retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos; 
  • Ao primeiro sinal de alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água; 
  • Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas; 

Na rua: 

  • Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores; 
  • Evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade; 
  • Se estiver na rua, ao se deparar com fios caídos no chão, não se aproxime;  
  • Se estiver dirigindo, permaneça no veículo. 
  • Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP.   

Por Bruna Littig


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *