Sooretama recebe ‘Dia de Campo Café Conilon’

Fotos: Divulgação/Incaper/ES

Mais de cem pessoas participaram, nesta terça-feira (19), do Dia de Campo Café Conilon, em Sooretama, no norte do Estado. Produtores rurais e profissionais do segmento rural tiveram a oportunidade de acompanhar palestras voltadas para o manejo e mercado do café.

O evento aconteceu no sítio Água Boa, em Chumbado, Sooretama, na propriedade de Liliane e Claudemir, produtores rurais com cerca de 20 hectares de cafés plantados. A família é assistida por profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Na programação, pesquisadores e extensionistas do Incaper ministraram os temas: “Cochonilha, broca do fruto e da haste”, apresentado pelo pesquisador Renan Queiroz; “Manejo nutricional e fertirrigação”, com o extensionista do Incaper Bruno Pella; “Certificação 4C e perspectivas de mercado”, com Gerles Malanquini Sandrini, coordenador agrícola da Volcafe; e “Nematoides e cancro dos ramos, como manejar”, com o pesquisador do Incaper Inorbert Mello.

O extensionista Bruno Pella pautou a palestra dele com temas demandados por produtores rurais, como nutrição de café e fertirrigação, tecnologias adotadas cada vez mais no campo para nutrir plantas. “É uma temática contemporânea. Tratamos do manejo racional da água, do uso de fertilizantes de maneira segura e eficiente para que os produtores possam alcançar resultados mais promissores e elevar a produtividade de suas propriedades”, detalhou. 

Conilon no Espírito Santo

O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, responsável por, aproximadamente, 70% da produção nacional. É responsável por até 20% da produção do café robusta do mundo. O café conilon é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes. É responsável por 37% do PIB Agrícola.

Atualmente, existem 283 mil hectares plantados de conilon no Estado. São 40 mil propriedades rurais em 63 municípios, com 78 mil famílias produtoras. O café conilon gera 250 mil empregos diretos e indiretos. 

O Estado é referência brasileira e mundial no desenvolvimento da cafeicultura do conilon, com uma produtividade média que já alcançou 45,94 sacas por hectare (sc/ha). Muitos produtores tecnificados chegaram a colher mais de 180 hectares. A produtividade evoluiu nos últimos 26 anos, graças às tecnologias desenvolvidas pelo Incaper, em parceria com diversas instituições.

Por Daniel Borges


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *