Em evento internacional, secretária da Saúde da Bahia fala sobre investimentos na Atenção Primária

Foto: Divulgação

A construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros Especializados de Reabilitação (CERs) e Policlínicas Regionais são algumas das ações previstas a partir de 2024 para fortalecimento da Atenção Primária em toda a Bahia. A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, detalhou os investimentos baianos e o impacto disso na saúde pública nesta quarta-feira (4), durante o fórum internacional Gastos Inteligentes em Saúde, que acontece em Washington, nos Estados Unidos.

Promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento reúne ministros da Saúde da América Latina e Caribe, bem como especialistas em gestão e finanças. A Bahia foi o único estado brasileiro convidado a trocar experiências exitosas durante o evento internacional.

“Mais de R$ 700 milhões serão investidos para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde. O foco será o fortalecimento da atenção primária, a descentralização e regionalização das ações de média e alta complexidade e a interoperabilidade de dados em saúde para toda a rede SUS do estado da Bahia”, explica a secretária Roberta Santana.

Está previsto no Programa de fortalecimento do SUS (ProSUS 2) a construção de 80 Unidades Básicas de Saúde, sendo 38 em áreas indígenas, 20 novos Caps, quatro Unidades de Acolhimento, 15 Centros Especializados de Reabilitação, bem como cinco Laboratórios Regionais e três Policlínicas Regionais de Saúde. O investimento estadual é financiado pelo BID.

Da Redação | Com informações da Ascom/Sesab


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *