Municípios da Regional Nordeste do ES recebem a Agenda Propositiva da Findes 

O documento vai contribuir com o desenvolvimento das cidades de Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus 
Entrega da Agenda Propositiva Regional Nordeste | Foto: Secom/São Mateus

A Agenda Propositiva para Melhoria do Ambiente de Negócios da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) foi lançada, nesta terça-feira (03), para os municípios da Regional Nordeste, composta por Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus. 

Desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), o material tem o objetivo de melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo dos municípios envolvidos.  

A Agenda Propositiva foi entregue pelo vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, pelo presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo, e pelo diretor regional Nordeste, Denis Alexandre Correa, à vereadora Elisângela Cristina do Nascimento (Preta), representando o prefeito de São Mateus; ao secretário de Educação de Pedro Canário, Éverton Riazô, representando o prefeito do município; ao secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, José Otávio Malta Pereira, representando o prefeito de Conceição da Barra; e ao secretário de Desenvolvimento de Jaguaré, João Henrique Sartori, representando o prefeito municipal. 

Vice-presidente da Findes, Paulo Baraona | Foto: Secom/São Mateus

O vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, ressaltou a importância de parcerias entre o Poder Público e o Privado para geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida. “A região já tem um grande atrativo competitivo que é fazer parte da área de atuação da Sudene. Além disso, a regional dispõe de áreas propícias para implantação de polos industriais e grandes plantas industriais. A Agenda possibilitará aos entes públicos e privados atuarem de forma antecipada na melhoria do ambiente de negócios, contribuindo para ampliar a base industrial da região”, pontuou.  

Também estiveram presentes o presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida; o diretor titular da Regional Nordeste, Denis Alexandre Correa; o gerente Regional Sesi/Senai, Carlos Eduardo Loureiro; a vereadora Ciety Cerqueira; e representantes do Poder Público de Conceição da Barra, Pedro Canário e Jaguaré.

Agenda Propositiva da Findes 

Este é o quinto documento produzido pelo Conselho. O primeiro foi entregue em novembro de 2022, para a Regional Cariacica e Viana. Para a produção da Agenda, são observadas as necessidades dos municípios que compõem a regional. Ao todo, 18 eixos estratégicos unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria da ambiência de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.   

Após 14 reuniões com o grupo de trabalho, alguns pontos de melhorias foram identificados na Agenda Propositiva da Regional Nordeste:  

– Carência de mão de obra qualificada para atender as demandas das empresas que estão chegando nos municípios da Regional. 

– Necessidade de melhoria da rodovia de acesso aos municípios de Conceição da Barra e Jaguaré. 

– Definição quanto à situação da BR-101 Norte (melhorias e duplicações de trechos importantes). 

– Ampliação da oferta de leitos hospitalares. 

– Desenvolvimento do turismo regional, face aos atrativos existentes e o potencial de crescimento do segmento turístico (são Mateus – Praia de Guriri / Conceição da Barra). 

– Oferta de vagas em Escola em Tempo Integral e em creches para o elevar o nível do ensino básico e para que os pais possam trabalhar. 

- Desenvolvimento da cadeia do segmento de exploração mineral (Conceição da Barra e São Mateus – Sal Gema). 

- Atração de indústrias para diversificação da cadeia de suprimentos, visando o atendimento aos principais setores produtivos e setores portadores de futuro (Sal Gema, biotecnologia, digital, criativa, agroalimentar). 

– Avaliação quanto à possibilidade de implantação do Polo de Inovação e Tecnologia (São Mateus tem Ufes, Ifes e faculdades de bom nível). 

– Atender as demandas na implantação do Porto Petrocity por mão de obra e fornecedores. 

– Fortalecimento dos principais setores produtivos: Metalmecânico, Automotivo, Extração e beneficiamento de minerais, Agronegócios, Agroflorestal, etc. 

Raio-x da Regional Nordeste:  

Total de 3.451 empresas, sendo São Mateus o município dessa regional com o maior número de empresas (2.262);      

Essas empresas representam a geração de quase 34 mil empregos formais;  

A atividade com maior número de empresas na regional é Comércio Varejista;   

No setor industrial, existem 202 empresas da Indústria de Transformação, 15 da indústria extrativa e 88 da construção civil;        

Salário médio na regional é de R$ 2.310,59.  

Confira a Agenda na íntegra: https://findes.com.br/municipios-da-regional-nordeste-do-es-recebem-a-agenda-propositiva-da-findes/

Por Natália Magalhães


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *