Procon de Linhares reforça fiscalização em lojas de brinquedos para o Dia das Crianças

Foto: Secom/PML/ES

Com a aproximação do Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, aumenta a procura por brinquedos nas lojas do segmento. Para reforçar a fiscalização da qualidade dos produtos e verificar se os direitos dos consumidores estão sendo exercidos, o Procon de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, inicia nesta terça-feira (10), uma operação nos principais pontos comerciais da cidade.  

Os fiscais irão verificar normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, com destaque às informações relativas a promoções e a política de troca. 

O Procon de Linhares também orienta os consumidores para que as compras sejam seguras:

É importante analisar o produto a fim de verificar se ele traz as informações obrigatórias, como faixa etária recomendada, selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e identificação do fabricante. Essas informações devem ficar expostas de forma clara e adequada, conforme determina o artigo 6o, III do Código de Defesa do Consumidor.

“É fundamental verificar se o produto tem a certificação do Inmetro. Brinquedos com procedência duvidosa devem ser evitados. Outra dica importante é observar a faixa etária do brinquedo na embalagem e só adquirir aquele que esteja de acordo com a idade da criança”, orientou Geraldo Roza, diretor do Procon.

O consumidor deve ficar atento também aos preços ofertados, verificando se o valor exposto é o mesmo cobrado no caixa. Realizar uma pesquisa de preços é importante para quem quer economizar na hora da compra.

Caso o produto apresente algum problema, o fornecedor tem 30 dias para resolver e, se não o fizer, o consumidor poderá exigir a restituição do valor pago, corrigido monetariamente; abatimento proporcional no preço; ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso, o que achar melhor.

No caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone ou internet, por exemplo) o consumidor poderá desistir em até sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Por fim, é importante exigir sempre a nota fiscal, pois ela é o documento que comprova a compra e garante os direitos do consumidor. “A nota fiscal é um documento importante que garante os direitos do consumidor no caso de eventual utilização da garantia ou necessidade de troca”.

Para dúvidas o Procon de Linhares funciona na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal. Telefone: (27) 3372-2129. 

Por Rosimeri Ronquetti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *