Em outubro, EDP dá dicas para proteger as crianças do risco de acidentes com a rede elétrica

Dados da Abracopel apontam que, somente no ano passado, ocorreram 55 acidentes fatais no Brasil entre crianças e adolescentes e o contato indevido com a energia elétrica
Foto: Divulgação

No mês de celebração do Dia das Crianças, que ocorre em 12 de outubro, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, faz uma alerta para que pais e responsáveis reforcem os cuidados para evitar acidentes com energia elétrica, dentro e fora de casa, com especial atenção para a faixa etária dos 0 aos 15 anos.

Um levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) demonstra que o número de mortes de crianças e adolescentes nesta faixa etária vem caindo nos últimos três anos, mas os indicadores ainda preocupam. Em 2020, o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica registrou 66 mortes em todo o país. Em 2021 os indicadores baixaram para 61 mortes e chegaram a 55 no ano passado.

Em relação aos números de 2022, ocorreram 13 acidentes fatais com crianças entre 0 e 5 anos. Outras 13 mortes foram computadas na faixa etária dos 6 aos 10 anos. Já os jovens entre 11 e 15 anos correspondem ao maior número de fatalidades, com 29 registros.

Entre as orientações de segurança com as crianças dentro de casa, está a atenção especial para as instalações internas dos imóveis. É importante manter em dia a manutenção da fiação e equipamentos elétricos, além disso evitar excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada ou ligações improvisadas. É válido lembrar ainda que o uso do celular e tablet ligado na tomada é um risco à vida, já que pode provocar incêndio ou choque.

Fios e equipamentos elétricos ligados devem estar sempre longe do alcance das crianças, assim como as tomadas protegidas.

Na rua a atenção deve ser redobrada quando crianças e adolescentes estão brincando de empinar pipas. Lembre-se que para uma diversão segura, a recomendação é soltar pipa em um local descampados, longe a fiação elétrica, e nunca usar linhas com cerol ou a chamada “linha chilena”. Em caso de fios partidos ou caídos ao solo, a orientação é nunca se aproximar e entrar em contato imediatamente com a EDP pelos canais de atendimento:

Confira algumas dicas de segurança

  • Nunca ligue na tomada aparelhos elétricos com as mãos molhadas.
  • Utilize protetores de tomadas. Feitos de material isolante, eles são muito práticos e impedem que a criança de ligar um aparelho elétrico ou tente inserir um objetivo pontiagudo.
  • Evite o uso de Benjamins (também conhecidos como Ts). As tomadas são instaladas para suportar uma carga máxima específica, e ultrapassar esse valor pode causar sérios acidentes.
  • Não faça “gambiarras” para ligar aparelhos de forma provisória e nunca deixe fios desencapados. Isso pode sobreaquecer a fiação e provocar choque ou incêndio.
  • Nunca use o celular e tablet com o fio conectado na tomada.
  • Nunca tocar ou se aproximar de fios caídos ao solo ou a postes abalroados. Em caso de ocorrências com a rede elétrica, a orientação é nunca se aproximar e entrar em contato imediatamente com a EDP pelos canais de atendimento.
  • Verifique com seu eletricista se sua residência possuiu todos os dispositivos de proteção (como disjuntores DR) e se eles estão em correto funcionamento para garantir a segurança da instalação na ocorrência de algum acidente;

Por Bruna Littig


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *