Segundo dia do Seminário de Educação das Relações Étnico-raciais segue nesta quarta-feira (18/10)

Foto: kevyn Fracalossi

Segue nesta quarta-feira (18/10) o segundo dia do Seminário de Educação das Relações Étnico-raciais, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Linhares, região norte do Espírito Santo. Com o tema “Equidade na educação: garantia de aprendizagem e respeito às diversidades” e a abertura do evento foi realizada nesta terça-feira (17/10). O encontro representa uma das jornadas de se entender na luta antirracista e a necessidade de discutir a relevância desta temática nos espaços escolares e na sociedade e acontece na sede da Secretaria de Educação, no bairro Novo Horizonte.

Dentre os assuntos ministrados nesta terça-feira (17/10) estavam o tema central do evento, pela professora Darlete Gomes Nascimento, membro da Comissão Permanente de Estudos Afrobrasileiro (Ceafro), além de Palestra “Documentário – A coisa tá preta”, com Gabriel Filipe, que é professor e cineasta.

Maria Valdineia Adão, professora da Emef Prefeito Samuel Batista Cruz, no bairro Interlagos, comentou que o profissional da educação deve ter clareza da diversidade cultural que ele tem dentro da sala de aula para saber lidar com essas diversidades de maneira respeitosa, valorizando as particulares de todas elas.

“Dessa forma, a escola permite que a equidade aconteça de fato dentro daquele espaço. Sendo esse o primeiro passo para que o aluno, tendo orgulho de ser quem é, se torne um cidadão politizado e consciente de seu papel na sociedade futura. Para isso, é preciso que o professor agregue esse conhecimento de valor a sua prática e também mude seus conceitos.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, pontuou que o seminário representa o início de um movimento que precisa ser construído e reconstruído, com mudanças de paradigmas e de culturas, por meio do conhecimento, formação e escuta de outras experiências.

“O objetivo é impactar as pessoas para transformação de uma sociedade mais justa, mais humana, sem preconceitos e discriminações. E a unidade de ensino, que é um locus de formação de cidadãos, é convocada a fazer esse movimento no espaço escolar, trabalhando o entendimento dos servidores, estudantes e famílias para a construção dessa sociedade que sonhamos”, falou a secretária.

Programação de hoje:

18h30 – Palestra “A literatura infantil e infantojuvenil antirracista na educação”, com Noélia Miranda de Araújo – escritora e professora da Seme/Vitória

20h – Palestra “Diálogos indígenas – 15 anos da Lei 11.645/48”, com Rogério Frigério Piva – Historiador e formador da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *