Para combater o AVC, evento oferece serviços gratuitos de saúde à população neste domingo (29) 

Saúde

A ação promovida pela Unimed Vitória acontece das 8h às 12h na Praça dos Namorados, em Vitória. Haverá aferição de pressão arterial, medição de glicemia e cálculo de IMC para toda a população, além de teatro e pintura de rosto para crianças. 

Para marcar o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), que acontece neste domingo (29), especialistas da Unimed Vitória realizarão um evento na Praça dos Namorados, em Vitória, capital do Espírito Santo, a fim de alertar sobre a importância da prevenção e do tratamento ágil contra a doença, que atualmente é a segunda maior causa de mortes no mundo, além de ser a primeira maior causa de incapacidade.  

Médicos e outros profissionais estarão na Praça dos Namorados das 8h às 12h para oferecer serviços gratuitos de saúde a toda a população que desejar ser atendida. Entre eles, estão: 

  •  – Aferição de pressão arterial; 
  •  – Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); 
  •  – Medição de glicemia;  
  •  – Atividades físicas; 

Além disso, também haverá no local uma quitanda de frutas, com o objetivo de estimular uma alimentação saudável. Para garantir a diversão das crianças, o evento também contará com pintura de rosto infantil e apresentações do Grupo Árvore, de teatro popular.  

“Vamos realizar essa ação em pleno Dia Mundial do AVC para chamar a atenção das pessoas sobre essa doença que, infelizmente, atinge tantas famílias. Embora seja uma doença grave, o AVC pode ser prevenido e pode ter as consequências reduzidas com o diagnóstico precoce. Quanto mais essa mensagem se espalhar, mais conseguiremos reduzir o índice de mortalidade e de sequelas”, pontua Guilherme Coutinho, coordenador da Unidade de AVC do Hospital Unimed.  

Combate ao AVC: tempo é cérebro  

O AVC ocorre quando o fornecimento do sangue para o cérebro é interrompido, causando danos nas células cerebrais devido à falta de oxigênio e nutrientes. Isso pode acontecer devido ao rompimento de um vaso cerebral (AVC hemorrágico) ou quando há obstrução de uma artéria (AVC isquêmico).  

Boca torta, fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo e dificuldade para falar estão entre os principais sintomas do AVC e acendem um alerta de que é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível. Nesses momentos, contar com uma equipe preparada para realizar o atendimento pode fazer toda a diferença.  

“Gostamos de falar que tempo é cérebro porque a cada minuto que se passa nós perdemos uma quantidade significativa de neurônios. Quanto mais rápido chegarmos ao hospital, mais rápido poderemos tratar e evitar assim maiores sequelas”, explica o neurologista Guilherme Coutinho.  

Outro ponto importante é a existência de uma equipe multidisciplinar para identificar e tratar o problema. Na Unidade de AVC do Hospital Unimed, um time formado por cardiologistas, radiologistas, neurologistas e neurocirurgiões se une para promover um atendimento ágil. A unidade faz parte do projeto Vocacionar Alta Complexidade, da Unimed Vitória, que investe em tecnologias para serviços de alta complexidade.  

“De janeiro a setembro deste ano foram atendidos 164 casos de AVC e de suspeita de AVC na unidade. Desse total, 157 vidas foram salvas. Essa é a prova de que um atendimento integrado é fundamental no sucesso do tratamento”, pontua Guilherme, que coordenada a Unidade de AVC do HU.  

Outro aspecto que precisa ser pontuado é a necessidade de prevenção. Além do avanço da idade (a partir dos 50 anos o risco de AVC aumenta), os principais fatores de risco estão associados a hábitos de vida não saudáveis. Entre eles, estão a hipertensão arterial (pressão alta), colesterol alto, tabagismo, consumo de álcool em excesso, diabetes, obesidade e sedentarismo.  

“Um dos primeiros passos na prevenção é conhecer os fatores que podem aumentar o seu risco e, sempre que possível, modificá-los. Alimentar-se corretamente e praticar atividades físicas é essencial”, finaliza Guilherme.  

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *