Lei oficializa forró como manifestação da cultura nacional

O forró é o ritmo é o mais tocado nas festas juninas de todo o país | Foto: Rafael Lima/PMC/fotos pública

Gênero musical que é símbolo do Nordeste, o forró foi oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional. A Lei 14.720, de 2023 foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8).

Aprovado em votação final na Comissão de Educação (CE) em 3 de outubro, o PL 5.838/2019, que gerou a lei, foi relatado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE).

“Essa expressão artística desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país, sendo uma verdadeira jóia da cultura brasileira. Com sua mistura única de ritmos, histórias e melodias, o forró conquistou corações no Brasil e mundo afora”, afirma o relatório.

Teresa enalteceu o ritmo e lembrou de diversos intérpretes que levaram a musicalidade para o mundo, como Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho. A senadora ressaltou ainda que, além da influência cultural, o forró é importante para a economia brasileira. O ritmo é o mais tocado nas festas juninas, como as de Caruaru (PE) e de Campina Grande (PB). 

O forró surgiu na década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 em todo o Brasil por meio do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga, que convencionou o formato do trio sanfona, zabumba e triângulo.

Da Agência Senado


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *