No Novembro Negro, Governo da Bahia anuncia nova temporada do Concha Negra

A 3ª edição do Concha Negra está confirmada e vai apresentar, de janeiro a março de 2024, espetáculos que representam a riqueza da produção musical afro-baiana no grande palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). O Governo da Bahia anuncia, neste Novembro Negro, a nova temporada do projeto, que teve edições em 2017/2018 e em 2019/2020, sendo interrompido pela pandemia da Covid-19 e retomado neste próximo verão.

Attooxxa e Rincon Sapiência | Fotos: Carol Garcia/GOVBA

As atrações são selecionadas por meio de convocatória pública realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do próprio TCA, em alinhamento com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), com inscrições abertas até 6 de dezembro, nos sites www.tca.ba.gov.br, www.fundacaocultural.ba.gov.br ou www.cultura.ba.gov.br. Podem participar produções musicais dos mais variados estilos, como samba, reggae, afro, pop, afoxé, hip hop, pagode, entre outros diversos gêneros deste rico cenário.

As propostas musicais devem ser apresentadas por pessoa jurídica de direito privado, de natureza artística e cultural, sediada na Bahia. A candidatura deve prever a inclusão de uma performance de abertura, que contemple outras manifestações artístico-culturais da negritude da Bahia, para além da música. Os projetos selecionados vão ter gratuidade de pauta e receberão toda a arrecadação de venda de ingressos, que terão valores de R$ 40 e R$ 20.

O Concha Negra é uma iniciativa que se compromete a fomentar a diversidade cultural da Bahia, suas tradições e patrimônios, garantindo o lugar da música afro-baiana na programação mensal da Concha Acústica do Complexo do TCA, maior equipamento cultural do estado. Sua realização parte de premissas das políticas reparatórias previstas na constituição do Estado da Bahia e no Estatuto da Igualdade Racial. Assim, o incentivo a mais um canal de visibilidade e acesso a esta produção se alinha a condutas que reconhecem a cidadania cultural, a importância da representatividade e a afirmação de identidades, combatendo preconceitos e valorizando a expressão das variadas manifestações humanas.

Com um público total de mais de 30 mil pessoas, sem contar os telespectadores que assistiram às transmissões, ao vivo, na TVE Bahia, o Concha Negra teve sua primeira etapa entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com shows de Filhos de Gandhy, Muzenza, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Olodum e Malê Debalê. A 2ª edição ocorreu entre novembro de 2019 e março de 2020, com ÀTTØØXXÁ, Ilê Aiyê, Sine Calmon e Morrão Fumegante, Olodum, Baco Exu do Blues, Lazzo Matumbi, Afropop – Margareth Menezes, Afrocidade e Luedji Luna e Núcleo de Ópera da Bahia – um último show, que reuniria Panteras Negras e Didá, foi cancelado devido à pandemia.

Da Redação | Com informações da Ascom/TCA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *