Clima segue ameaçando produção de café no Brasil

Foto: Arquivo

Produtores de café no Brasil estão enfrentando desafios, com condições climáticas adversas ameaçando a produção. Pesquisadores do Cepea alertam para as preocupações relacionadas a ondas de calor, tempestades com queda de granizo e fortes ventanias, que estão resultando no abortamento de uma parte das primeiras floradas e dos chumbinhos desta temporada.

De acordo com especialistas consultados pelo Cepea, embora a queda de chumbinhos seja uma ocorrência anual nas lavouras, a atual temporada apresenta um cenário preocupante. O pegamento das flores está abaixo do esperado, e boa parte dos chumbinhos está caindo de forma mais acentuada do que o normal para a fisiologia da planta.

Além dos desafios relacionados ao clima, há relatos de uma alta infestação de cochonilha nas plantações de café robusta em Rondônia, e de bicho-mineiro nas áreas de café arábica no Cerrado Mineiro. Essas infestações estão adicionando uma camada extra de preocupação para os produtores, que agora enfrentam a necessidade de lidar não apenas com as condições climáticas desfavoráveis, mas também com o controle de pragas para proteger suas colheitas.

Por: Aline Merladete| Agrolink


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *