Parreiral em São Rafael continua aberto à visitação; saiba como agendar

Programação Cultural da Uva | Fotos: Kevyn Fracalossi.

Para quem deseja conhecer uma videira e viver a experiência de colher uvas, o parreiral do Giovani Rigoni, que fica na Comunidade São Judas, no município de Linhares, região norte do Espírito Santo, está aberto à visitação. A abertura da temporada aconteceu neste sábado (9/12), com uma programação cultural. A previsão é de que o produtor comercialize em torno de 3 toneladas da fruta no polo que integra o Programa Municipal de Fruticultura.

Durante a semana, para visitar o parreiral do produtor é preciso agendar no WhatsApp (27) 99839-3964. Aos finais de semana não há necessidade de agendamento, e as visitas começam a partir das 8 horas.

 “Além da uva, temos produzido suco e geléia. Tivemos muita procura pelo suco durante a semana e no fim de semana, e estamos programando fazer uma nova remessa para atender os turistas que também têm a experiência de colher a uva no parreiral ao nos visitar”, disse o produtor Giovani Rigoni que está com 600 plantas em produção. A caixa da uva está saindo a R$ 25,00, a geléia e 500 ml de suco de uva por 15,00 cada.

Quem passou por São Rafael neste fim de semana, pode apreciar a apresentação de Dança Italiana, Circolo Trentino di Santa Teresa, além de apresentação musical e desfrutar das delícias da região nas barracas com comidas típicas e produtos do agroturismo, como o café e o cacau, produzidos pelos produtores familiares.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli e a primeira-dama Cintya Durão estiveram em São Rafael. “São Rafael tem um grande potencial para turismo e agroturismo, e o polo de uva vem se consolidando, gerando novas oportunidades para os produtores como Giovani, que além da uva in natura verticalizou com a produção do suco e da geleia que é um sucesso. Parabéns a todos os produtores que abraçaram o Programa Municipal de Fruticultura trabalhado e a equipe técnica envolvida nesse programa que tem gerado ótimos resultados”, disse o prefeito.

O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, pontuou a importância da diversificação no setor agrícola, neste caso com a implantação de parreiras de uva na comunidade de São Judas, que fortalece também o agroturismo e a cultura Italiana nesta região.

“Neste fim de semana pudemos vivenciar, além das comidas típicas e danças, os campeonatos de bola de massa. Isso tudo agrega valores aos produtos agrícolas ali produzidos, pois os sabores dos quitutes são intensificados pela experiência vívida, e poder colher e escolher os cachos de uvas direto das videiras imprime um valor ao sabor das mesmas”, comentou.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *