Hemocentro faz coleta bolsas de sangue e cadastro de medula óssea no norte do ES

Foto: Divulgação

O Hemocentro Regional Norte, em São Mateus, região norte do Espírito Santo, coletou 30 bolsas de sangue e realizou o cadastro de 30 novos doadores de medula óssea em duas ações do projeto “Coleta Externa” nos municípios de Nova Venécia e Jaguaré, durante esta semana.

A primeira ação foi realizada na quarta-feira, de 8h às 12h, em parceria com a unidade da Rede Cuidar em Nova Venécia. Durante a ação, foram captadas 30 bolsas de sangue e realizados 10 novos cadastros de doadores de medula óssea.

A ação dessa quinta-feira foi realizada a pedido da ONG “Voluntários do Bem”, por meio da Prefeitura de Jaguaré, exclusivamente para cadastro de doadores de medula óssea. A mobilização resultou em 20 novos doadores.

O Hemocentro Regional Norte realiza o projeto “Coleta Externa” para suprir a demanda de bolsas de sangue dos hospitais da região. As ações podem ser solicitadas tanto pelos governos municipais quanto por grupos civis. Para isso, o grupo interessado deve entrar em contato com a unidade e agendar uma data.

Começou nessa quinta-feira (14), a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea. A campanha vai até dia 21 e tem o objetivo de promover o esclarecimento e a conscientização sobre a doação e o transplante de medula óssea, além de estimular que mais pessoas sejam doadoras e estejam cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O Espírito Santo tem 178.612 cadastrados para doação de medula óssea, conforme dados atualizados do Redome. Por ocasião da semana, foi solicitado que doadores mantenham o cadastro atualizado, com informações de telefone, endereço e e-mail.

Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, e comparecer ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes) ou a um Hemocentro Regional portando um documento oficial com foto. Não é necessário agendar, nem estar em jejum e nem interromper qualquer medicação que esteja tomando, pois não interfere no resultado do exame. Após o cadastro, o doador é encaminhado para a sala de coleta onde será retirada uma amostra de sangue do braço, para que possa ser feito o exame de compatibilidade e inseri-lo no sistema Redome.

Em 2022, foram realizados 85 transplantes no Estado. Este ano, até o presente momento, foram realizados 74 transplantes de medula.

Por Luiza Marcondes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *