Alunos surdos do curso de Florista decoram trilha ecológica do  Hotel Senac Ilha do Boi

Fotos: Senac Vitória 

A trilha ecológica do Hotel Senac Ilha do Boi recebeu um toque especial na última sexta-feira (15). Os participantes do curso de Florista do Senac Espírito Santo decoraram o espaço com o projeto “Natal Tropical”. Os alunos responsáveis pela decoração são surdos e receberam orientação do renomado arquiteto e professor da Academia Brasileira de Artistas Florais (ABAF), Tanus Saab. O projeto contou com apoio de intérpretes de Libras.

O “Natal Tropical” incorpora cores de diferentes flores que são destaques durante o dia e utiliza luzes de forma delicada para iluminar o espaço durante à noite. O arranjo principal é feito de galhos que formam um belíssimo corredor, deixando o cantinho ainda mais interessante para o registro de fotos. A obra ficará em exposição até o dia 6 de janeiro na trilha que dá acesso à área de lazer.

A Instrutora de Educação Profissional do Senac-ES, Bianca Corona, relata como foi a sua experiência com a turma. “O curso está abrindo portas para o mercado de trabalho, proporcionando uma nova expectativa de futuro. Eu fico muito emocionada pela oportunidade de vivenciar com eles toda essa experiência. Acompanhar essa turma afirmativa aguçou a minha consciência e responsabilidade social”, disse.

O arquiteto e orientador, Tanus Saab, disse que ficou empolgado com o projeto. “Eu fiquei impressionado com o desenvolvimento dessa ideia que foi criada não apenas pelos docentes, mas pelo grupo. O aprendizado de como fazer a lista de flores, a escolha dos elementos, a harmonia das cores, e a preparação, é claro, do dia da montagem, considerando logística e transporte, fez com que a turma conhecesse várias etapas desse processo que ocorre antes do evento”, explicou.

Mais que uma decoração elegante que potencializa a beleza da trilha do Hotel Senac Ilha do Boi, o projeto “Natal Tropical” é a demonstração de que a educação profissional transpõe barreiras socioeconômicas e de linguagem, transformando vidas e aumentando o leque de possibilidades para o futuro. 

O profissional Tanus Saab já contabiliza mais de 1.000 projetos com a sua assinatura. Reconhecido internacionalmente, Saab combina conhecimento arquitetônico com a delicadeza das flores, apresentando requinte e beleza em suas criações. O especialista foi orientador da turma ao longo do Projeto Ao Som das Flores e, agora, auxiliou os alunos no processo de implementação do Natal Tropical.

A aluna Milena Domingos, de 31 anos, comentou os desafios de aprender a nova profissão. Ela relata, em Libras, alguns dos seus medos. “Antes ficava muito preocupada se iria realmente aprender. Fiquei com receio de não desenvolver e cheguei até a duvidar se conseguiria, mas os instrutores e os alunos me apoiaram do começo ao fim. Deu tudo certo e sou muito grata pela ajuda”, contou.

Hoje, Milena atua na área graças aos conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem, ainda no Projeto Ao Som das Flores. Os seis alunos que compõem a turma já participaram do Projeto Ao Som das Flores idealizado pelo Senac do Espírito Santo e são beneficiários do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Todo o conhecimento da organização curricular foi transmitido via Língua Brasileira de Sinais. O curso tem duração de 160 horas e teve início no dia 13 de novembro com previsão de conclusão para a próxima quarta-feira (20).

Por Sergio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *