Mostra cultural Samba Que Eu Quero Ver anima o pré-carnaval capixaba no Centro de Vitória

O cantor, compositor e escritor Nei Lopes será um dos grandes homenageados do evento | Foto: Jefferson Mello

Mostra cultural dedicada ao samba local no Espírito Santo, o evento Samba Que Eu Quero Ver acontece de terça-feira (16) até sábado (20), no Centro de Vitória, com atividades no Hub ES+, na Praça Costa Pereira e na Praça Getúlio Vargas, onde será montado o Palco Petrobras, para receber artistas locais e nacionais. Grandes nomes como Arlindinho, Nei Lopes e o Bloco Cacique de Ramos, que vem ao estado pela primeira vez, prometem agitar o pré-carnaval capixaba.

O cantor, compositor e escritor Nei Lopes, além de fazer show, será um dos grandes homenageados do evento, juntamente com Déborah Sabará, primeira mulher trans a desfilar como porta-bandeira no carnaval capixaba.

Com o tema “O Samba é a Vida da Cidade”, a segunda edição do evento conta com mais de 40 horas de programação gratuita. As atrações incluem exibições de filmes, exposição, oficinas, rodas de conversa, palestra e apresentações musicais no Hub ES+.

O Samba Que Eu Quero Ver acontece desde 2022, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. A ação cultural destaca a urgência de fortalecer a produção artística do samba no Espírito Santo, buscando resgatar uma parte crucial da identidade capixaba, ainda subestimada. 

Apesar de ser reconhecido pela Unesco, desde 2005, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e de desempenhar um papel fundamental na cultura brasileira, proporcionando entretenimento, inclusão social e contribuindo para a geração de empregos e renda na economia criativa, o samba enfrenta desafios para preservação da memória.

Todas as ações são voltadas à construção de memória, como as oficinas de bateria de escola de samba para crianças, de cobertura audiovisual de carnaval e de percussão.

Por Tiago Zanoli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *