“O Ilê abre as portas para o Carnaval baiano com a escolha da Beleza Negra”, diz Jerônimo Rodrigues em evento do bloco

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

A noite que marca 43ª Noite da Beleza Negra, no Curuzu, em Salvador, capital da Bahia, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, e de secretários de Estado. Neste sábado (13), o chefe do executivo prestigiou o concurso que vai escolher a Deusa do Ébano de 2024 e dá início às celebrações oficiais dos 50 anos dos blocos afro no Carnaval da Bahia. Em referência aos fundadores do Ilê, o tema deste ano é ‘Vovô e Popó, com a benção de Mãe Hilda Jitolu. A invenção do Bloco Afro. Ah, se não fosse o Ilê Aiyê!’.

“Celebrar a 43ª edição do Beleza Negra tem um sabor especial. O Ilê faz essa abertura de portas para o Carnaval baiano com a escolha da Beleza Negra. Para nós é gratificante, tanto do ponto de vista da cultura, quanto da história. O Ilê e os blocos afro não existem apenas nesse período do Carnaval, eles têm ações o ano inteiro, com projetos sociais, ensaios, e acolhimento às comunidades do entorno”. O governador também mencionou a excelência do trabalho executado pela TVE, que faz a transmissão ao vivo do evento e do Carnaval.

Homenageado no Carnaval de 2024, o Ilê Aiyê – primeira agremiação estritamente negra da Bahia – e outros blocos afro vão receber o maior investimento da história da cultura baiana através do Programa Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) e da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Conforme Vovô do Ilê, um dos fundadores do bloco e presidente da agremiação, a Noite da Beleza Negra é a consagração da realeza presente em todas as mulheres negras da Bahia. “A deusa do Ébano é realmente uma das grandes atuações afirmativas do bloco. Desde o primeiro ano, sempre escolheu a rainha, mas a partir de 1980, surgiu esse espetáculo no formato atual, com essa conotação e as coisas começaram a mudar”.

Por Milena Fahel/GOVBA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *