Senac-ES e Governo do Estado firmam parceria para oferta de vagas pelo programa Qualificar ES

Senac e Governo Federal | Fotos: Divulgação


O Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou a Unidade Móvel Smart Lab, do Senac-ES, no início da manhã desta terça-feira (16). O encontro aconteceu na área verde do Clube Álvares Cabral, em Vitória, onde a unidade estava estacionada. O Governador foi recebido pelo Presidente do Sistema Fecomércio, Idalberto Moro; pelo Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, e pela Diretora de Educação Profissional, Dianimer Dutra. O Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, e a subsecretária, Solange Maria Batista de Souza, também estiveram presentes.  

Durante a ocasião, o Governo do Estado e o Senac-ES, assinaram uma parceria para o oferta de 480 vagas em cursos de qualificação profissional nas áreas de gastronomia e tecnologia, que serão oferecidas à população capixaba por meio do programa Qualificar ES, nas duas unidades móveis do Senac-ES: Smart Lab e Gastronomia, móveis equipados com utensílios, ferramentas e equipamentos de alta tecnologia, que circulam por todo o Estado levando qualificação profissional. 

De acordo com o Governador Renato Casagrande, essa é uma parceria que vai aumentar o alcance do programa Qualificar ES e gerar oportunidades. “O objetivo é continuar desenvolvendo a nossa economia, promover o crescimento do estado e colaborar para aumentar a nossa competitividade. Sabemos o quanto a educação profissional abre portas para o mercado de trabalho e o que estamos fazendo aqui é somar esforços”, disse

Segundo o Presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, a estrutura das Unidades Móveis foi planejada exclusivamente para oferecer cursos com a qualidade e o conforto que os estudantes precisam. “Os equipamentos das Unidades Móveis são de alta qualidade e contribuem para oferecer conhecimento e aprendizado de excelência. A grande vantagem é que podemos deslocar esse equipamento para vários lugares e formar profissionais em várias áreas”, lembrou.  

Para o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, a parceria com o Governo do Estado vai contribuir para a formação de profissionais que poderão suprir as demandas do segmento do comércio de bens, serviços e turismo em todo o Espírito Santo. “Os cursos ofertados com o suporte das Unidades Móveis do Senac-ES permitem que esses profissionais possam ser contratados pelas empresas do setor. Além disso, possibilitam o empreendedorismo, ou seja, que esses estudantes possam abrir o seu próprio negócio”, afirmou.

As primeiras turmas dos cursos da área de tecnologia começam no dia 22 de janeiro, no município de Guaçuí. As inscrições já foram abertas e podem ser feitas pelo site do Programa Qualificar ES. Os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Montanha, Ponto Belo e Serra também receberão a Smart Lab, também receberão os cursos de tecnologia: Criação de Websites, Design para publicações digitais, Informática para jovens, Montagem e manutenção de notebooks e Smartphones.

Já os cursos da área de Gastronomia serão ofertados nos municípios da Serra e Domingos Martins. A previsão é de que as primeiras turmas tenham início no dia 5 de fevereiro, em Domingos Martins. As comunidades terão a oportunidade de fazer os seguintes cursos: Confeitaria Diet e Light, Culinária básica para escolas e Lembrancinhas comestíveis. cada turma terá no máximo 20 alunos, para garantir conforto e segurança aos estudantes.  

O Senac-ES possui Unidades Móveis para os segmentos de Tecnologia da Informação e Gastronomia que vão circular os municípios capixabas para levar cursos de educação para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo por todo o estado. Os veículos possuem 15 metros de comprimento, 4,20 m de altura e 2,6 m de largura, com mais um avanço lateral automatizado de 2,5m, possuindo internamente 62 m².

A Smart Lab custou quase R$ 2 milhões e conta com recursos de alta tecnologia para ampliar o atendimento da instituição em todo o Espírito Santo. O espaço foi equipado com TV tela plana, lousa digital, projetor, impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebooks, mesas digitalizadoras, câmeras fotográficas, drones, entre outros.

Já a Unidade Móvel de Gastronomia custou mais R$ 2 milhões e o propósito é ampliar as possibilidades de aprendizado. A carreta conta com equipamentos de alta tecnologia como forno combinado, o forno de lastro, o termocirculador sous vide para cocção lenta, a seladora à vácuo e cooktop de indução, além de uma tela de projeção de 72 polegadas.

Por Sérgio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *