Barra do Jucu recebe encontro de chorinho com o musical ‘Cordas do Barrão’

O projeto resgata a memória do músico Francisco Firme, mais conhecido como Seu Chiquinho | Foto: Divulgação

Neste domingo (21), a partir das 10h, acontece o II Encontro Musical do Projeto Chora Barra, com apresentação do grupo Chorinho da Vila, com o musical “Cordas do Barrão”, reunindo os músicos Jorge Gabriel (violão), Cesar Almeida (pandeiro) e Rodrigo Souza (pandeiro).

Gratuita, a programação será realizada no Espaço Barra Sunset (antigo Barra Acústico), em frente à Praia do Barrão, na Barra do Jucu, em Vila Velha. O evento é realizado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

A apresentação do musical integra o projeto “Chora Barra – Encontro, memória e formação de chorinho da Barra do Jucu”, que promove formação musical em três instrumentos tradicionais do chorinho: violão, cavaquinho e pandeiro. As oficinas de iniciação nesse gênero musical acontecem a partir de fevereiro.

Além disso, o projeto promove o resgate da memória de um dos músicos mais importantes do choro no Espírito Santo, Francisco Firme, mais conhecido como Seu Chiquinho.

Natural de São Rafael, Domingos Martins, filho de uma família de agricultores e músicos autodidatas, Seu Chiquinho foi um dos grandes nomes da chorinho capixaba. Na Barra do Jucu, onde morou por muitos anos, tocou desde a década de 1950.

Além disso, criou um ritmo próprio de choro, batizado de “emboladinha”. Chiquinho foi reconhecido por muitos movimentos musicais e recebeu inúmeras homenagens, entre elas a do Circuito Nacional do Choro, em 2009.

Ao longo de sua trajetória, comandou inúmeras rodas de choro, bailes de casamentos, festas religiosas e carnavais. Em 2002, lançou um CD “Chico Experimental”. Com o Regional Francisco Firme, costumava dar canjas aos amantes do chorinho em terras capixabas. Faleceu em 24 de junho de 2010, aos 83 anos.

Por Tiago Zanol


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *