Hospital Geral de Linhares realiza cirurgia inédita de hepactomia para retirada parcial do fígado

Foto: Divulgação

O Hospital Geral de Linhares (HGL), na região norte do Espírito Santo, realizou sua primeira cirurgia de hepatectomia parcial. A cirurgia de retirada parcial do fígado, inédita na unidade vinculada à secretaria municipal de Saúde, teve como equipe multiprofissional os médicos cirurgiões Marco Antônio Santos Oliveira, Jairo Rocha e Elielder Dionísio, o médico anestesiologista Antônio Biancardi Júnior, a instrumentadora cirúrgica Josiane Cordeiro, a enfermeira Suellen de Souza Dias e as técnicas de enfermagem, Scarlat Bizerra  Santos da Silva, Vanessa Luiza Cosme Morello e Ingrid dos Santos Monteiro.

Com 2h30min horas de duração, o procedimento cirúrgico foi um sucesso e foi realizado no centro cirúrgico do HGL. As hepatectomias são realizadas para tratamento de obstrução por cálculos, tumores primários e metástases hepáticas, ou seja, no fígado. 

“Foi uma cirurgia de extrema complexidade e uma das mais complexas já realizadas pelo serviço de cirurgia do Hospital Geral de Linhares (HGL)”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Marco Antônio Oliveira.  A paciente, de 42 anos, passa bem e já se recupera em casa.

Um dos médicos que participou da cirurgia, Jairo Rocha, explicou que o procedimento permite a retirada de até 70% do fígado, que começa a apresentar aumento compulsório do órgão residual em 48 horas após a cirurgia, atingindo o tamanho próximo ao normal no período de quatro a seis semanas e restabelecimento das funções normais do órgão em até oito semanas.

O médico explica ainda que o que está sendo feito num hospital público é histórico. “Estamos vivendo um momento histórico para a saúde não só de Linhares, mas do Espírito Santo como um todo. O que conseguimos fazer aqui deve servir de inspiração para outros hospitais públicos. A medicina de alta complexidade deve ir onde se necessita dela, onde o acesso é mais difícil. Isso para permitir que mais pessoas se beneficiem e vidas sejam salvas”, disse. 

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *