HGL aumenta em mais de 100% número de cirurgias e zera filas de espera de algumas especialidades

Foto: Felipe Reis

Mais uma grande conquista para o Hospital Geral de Linhares, o HGL, na região norte do Espírito Santo. Em 2023 foi registrado um aumento de mais de 100% no número de cirurgias feitas no hospital em comparação com 2022. Ao todo foram 1.701 procedimentos, 886 a mais que no ano anterior, quando foram feitas 815. Na unidade hospitalar são feitas cirurgias gerais, ortopédicas, ginecológicas e pediátricas, de média e baixa complexidade.

As cirurgias de hérnia, vesícula, histerectomia e cirurgias pediátricas, como fimose, tiveram as filas de espera zeradas. Atualmente, o tempo de espera para alguns desses procedimentos não passa de 40 dias. Entre as cirurgias com maior crescimento, destaque para a operação de vesícula. Em 2022 foram realizadas 131, já em 2023 esse número saltou para 304.

Outro procedimento que chama a atenção são as cirurgias ortopédicas em geral. Foram 92 em 2022,frente a 145 em 2023. Já as cirurgias de vasectomia, saltaram de 87 em 2022, para 260 em 2023, uma média de 21 procedimentos por mês. Vale ressaltar que todos os atendimentos oferecidos no hospital são feitos com recursos do município.

Entre as centenas de pessoas beneficiadas, está a professora Carla Pinto Santos, de 58 anos, moradora do bairro Planalto. Com um mioma no útero e sangramento intenso Carla fez cirurgia de histerectomia total (retirada do útero), no dia 22 de dezembro, após passar por acompanhamento na Casa Rosa.

“A rapidez de marcar a cirurgia realmente me surpreendeu, ainda mais que realizei na época de fim de ano, em menos de 1 mês fiz a consulta com o anestesista e já consegui realizar a cirurgia. Com 58 anos ainda não entrei na menopausa e todos os meses tinha muito sangramento, sentia muita fraqueza. Foi muito importante para mim poder realizar essa cirurgia”, conta a professora.

O gerente administrativo Rafael Moreira, 28 anos, morador do bairro São José, procurou o HGL em abril do ano passado sentindo dores. Do dia que passou pelo atendimento no pronto socorro, até o dia da cirurgia de hérnia epigástrica, se passaram poucos dias. “Esperei menos de duas semanas, foi muito rápido, e o resultado foi muito bom. Não imaginava que seria tão rápido. Fiquei surpreso”.

A diretora do HGL, Fernanda De Carli, fala sobre os trabalhos feitos na unidade hospitalar, que permitiram aumento expressivo no número de procedimentos. ” Percebemos que podíamos ter cirurgias em mais dias da semana  e fizemos ajustes para que isso acontecesse. Fizemos uma reestruturação no centro cirúrgico, contratamos mais dois médicos para operar, e otimizamos os serviços. Dessa forma passamos a operar todos os dias da semana”, conta Fernanda.

Outra resultado positivo alcançado pela gestão do hospital, foi a diminuição do tempo para entrega de resultado de biópsias que passou de 60 para 25 dias.

“Temos muito orgulho dos serviços prestados no GHL. Poder atender os moradores do município aqui na nossa cidade, sem que precisem se deslocar para outros hospitais para fazer procedimentos muitas vezes simples, é uma conquista para todos nós”, disse a secretária de Saúde, Sonia Dalmolin.

Para o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, o aumento no número de cirurgias mostrou os esforços dos servidores do HGL no dia a dia, dedicados a construir um hospital de qualidade para todos.

 “São muitos profissionais empenhados para oferecer um atendimento seguro e eficaz em todas as áreas. E isto vai desde os que recepcionam, perpassam pelos que higienizam o ambiente; realizam a manutenção dos equipamentos; que lidam com os trâmites administrativos; até os que intervêm com o uso de técnicas baseadas na ciência e altas qualificações profissionais. Ficamos felizes porque não se trata de números, mas de vidas que foram salvas, graças a existência do HGL”, disse.

Por Rosimeri Ronquetti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *