Projeto Arte e Fantasia envolve comunidade e celebra os 150 anos da imigração italiana em Santa Teresa

Cultura | ES

Fotos: Divulgação/Senac

O tradicional Carnaval de Veneza invadiu a comunidade de Santa Teresa por meio de workshops pertencentes a uma ação desenvolvida pela Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (ALEAST). O projeto intitulado Arte e Fantasia nos 150 anos da Imigração Italiana – Oficinas Artesanais de Carnaval está sendo realizado nos dias 22 de janeiro a 2 de fevereiro, na Unidade do Senac em Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo.

A iniciativa celebra o aniversário da imigração italiana e leva conhecimento gratuito para a população sobre práticas artesanais focalizando o carnaval de 2024. As atividades compreendem quatro modalidades de oficinas artesanais que são realizadas ao longo do projeto: máscaras venezianas, arranjos de cabeça, colares e customização de figurinos.

Os interessados recebem instrução do artista Rogério Dalmonech, responsável por transmitir o conhecimento e também organizar um cortejo carnavalesco nas vésperas do carnaval, onde os alunos vão desfilar pelas ruas da cidade trajando as peças criadas durante as oficinas. Além dos participantes, o público em geral também é convidado a se juntar a esse espetáculo repleto de tradição e agitação.

“Essa experiência única de resgate da tradição veneziana, por meio das oficinas artesanais de carnaval, não apenas celebra os 150 anos da imigração italiana, mas também proporciona uma conexão viva entre a expressão artística contemporânea e a rica história cultural da região. O cortejo carnavalesco será a materialização dessa fusão”, enfatiza o Produtor Cultural e Artista, Rogério Dalmonech.

“Essa ação, além de promover a expressão artística, destaca-se por sua relevância histórica ao conectar a celebração do carnaval com um marco tão importante na história da imigração italiana. É uma experiência enriquecedora e o Senac apoia ações de valorização da diversidade cultural”, destaca a Gerente de Educação Profissional do Senac em Santa Teresa, Elisangela Maria Mulker Bridi.

Por Sergio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *