Curso de pizzaiolo oferece perspectivas profissionais a moradores de rua em Vitória

Fotos: Divulgação

O Senac Espírito Santo e o município de Vitória, capital do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), uniram esforços e ofertaram o curso profissionalizante de Pizzaiolo para os usuários atendidos pelo Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) da capital capixaba. 

Luanny Sampaio, mulher trans de 21 anos, fala sobre a importância dessa oportunidade tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. “Eu quero conseguir entrar para o mercado de trabalho, isso é muito importante porque estou desempregada e me interessei muito no curso. E também é uma forma de ocupar minha mente e não ficar à toa, é bom para ocupar meu tempo, para desestressar. Virou uma diversão”, disse.

A formação contou com carga horária de 20 horas e foi realizada no Senac em Vitória, no bairro Bento Ferreira, nos dias 16 a 19 de janeiro deste ano. A Instrutora de Educação Profissional, Elizangela De Angeli, ensinou todo o processo de preparação e produção de pizzas, garantindo conhecimentos que podem servir como uma nova fonte de renda para os sete alunos participantes do curso.

Para a instrutora, a formação teve momentos marcantes durante seu processo, principalmente no que diz respeito à personalidade dos participantes do projeto. “Durante o curso, o que mais me marcou foi a essência deles em querer melhorar, produzir e voltar a sonhar novamente. E o fato de saber que, com as mãos, eles conseguem alcançar muitas coisas”, disse Elizangela.

A Secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, enfatizou a importância da colaboração entre instituições. “A parceria com o Senac cria oportunidades para que os usuários possam vivenciar outras perspectivas, convívio e aprendizados, que com a articulação das ações de política de geração de trabalho e renda, contribuem para a saída da situação de rua”, disse.

Para o Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio, a oportunidade pode oferecer mais que conhecimento técnico para os participantes. “Sabemos que a educação profissional é uma ferramenta eficaz no processo de reinserção ao mercado de trabalho, na conquista da independência financeira e consequentemente na transformação de vida dos alunos”, destacou.

Ultrapassando os limites de ser apenas uma formação profissional, o curso impacta sonhos e perspectivas de vida dos participantes, como disse Washington Luís, um dos alunos do projeto: “Voltei a pensar em viver de novo. Uma nova vida está começando. Vou largar o passado para trás e começar daqui para frente o novo, uma nova oportunidade”.

Por Sérgio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *