Guia e glossário vão ajudar a dar transparência e agilidade em processos ambientais no ES 

Para ajudar a dar transparência e agilidade aos processos ambientais, o Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) criou um Glossário de Termos Técnicos e um Guia de Estudos Ambientais.  

Os dois documentos trazem a interpretação de termos relacionados ao meio ambiente para que o entendimento seja mais claro e contribua no momento de análise de processos ambientais.  

A presidente da Findes, Cris Samorini, explica que a boa interlocução e cooperação com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) possibilitam que materiais como o Glossário de Termos Técnicos e o Guia de Estudos Ambientais sejam produzidos e divulgados aos empresários.  

“O diálogo e a qualificação das informações são alguns caminhos para gerarmos desenvolvimento socioeconômico para o nosso Estado. É por meio dessas frentes que conseguimos alinhar desafios e encontrar de forma conjunta oportunidades para tornar o ambiente de negócios mais propício à atração e ampliação de projetos no Espírito Santo”, comenta.  

Segundo a especialista do Coemas, Graciele Belisário, a ideia de desenvolver os materiais surgiu após o conselho participar de um projeto em parceria com o Iema. “Ao identificarmos que muitos dos atrasos nos processos se deviam à necessidade de complementações de relatórios e estudos ambientais, criamos o Guia de Estudos Ambientais, documento que objetiva demonstrar o conteúdo mínimo necessário para cada um dos estudos ambientais solicitados pelo Iema.” 

A especialista completa que para reduzir as dúvidas entre as análises dos processos, além de facilitar o entendimento dos empreendedores, o Coemas fez um Glossário de Termos Técnicos. “Trazemos nesse material as definições dos termos mais utilizados em processos de licenciamento ambiental, de A a Z”, finaliza. 

Conheça o Glossário de Termos Técnicoshttps://findes.online/glossariocoemas e o Guia de Estudos Ambientais https://findes.online/guiaestudosambientais 

O Glossário, como o próprio nome diz, objetiva uma padronização de termos técnicos comumente utilizados em processos de licenciamento ambiental, de forma a balizar entendimentos dentro do Iema e também dar maior transparência ao público externo, com uma linguagem simplificada. 

O Guia de Estudos Ambientais é um manual que traz um apanhado dos principais estudos ambientais utilizados no Iema, abordando os itens necessários para considerar determinado estudo satisfatório, bem como explicando a função de cada um destes itens.  

A presidente do Coemas, Mirela Chiapani Souto, complementa que o Guia é um produto que vai ajudar, principalmente, empreendedores e consultores. “Neste material buscamos aumentar a assertividade de estudos ambientais, diminuindo as solicitações de complementações pelo órgão ambiental e, naturalmente, enxugando prazos de análises”, destacou. 

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *