Conjunto Eólico da ENGIE na Bahia fica entre os dez parques com maiores fator de capacidade do Brasil em 2023

Foto: Divulgação

Durante o ano de 2023, quatro parques eólicos do Conjunto Eólico Umburanas, operado pela ENGIE Brasil Energia, nos municípios de Umburanas e Sento Sé, foram classificados dentro do top10 mensal de parques com os maiores fatores de capacidade do país, segundo o ranking elaborado através de dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgado pelo portal do ePowerBay. Destaque para os parques 8 e 16, que configuraram quatro vezes no top 10. O ranking operacional eólico compara parques com diferentes tecnologias e diferentes regiões do país.

A combinação de ventos favoráveis na região durante boa parte do ano, além dos bons índices de disponibilidades dos aerogeradores desses parques e a alta performance das turbinas são os principais fatores que possibilitaram a presença dos parques nesse ranking. 

“A ENGIE conta com ferramentas de análise de dados sofisticadas que buscam maximizar o resultado da geração e são úteis para suportar o time de Operação e Manutenção na tomada de decisão e identificação de possíveis problemas, antes que eles se materializem. Estas equipes juntamente com a de Performance e Engenharia, atuam de forma constante e diligente para garantir que os equipamentos estejam disponíveis para entregar sua máxima capacidade de acordo com o recurso eólico incidente”, destaca o gerente de Regional de Renováveis da ENGIE na Bahia, Lucas Moura.

Em 2023, o Conjunto Eólico Umburanas produziu 1.691.811 MWh, geração suficiente para abastecer, por ano, mais de 100 mil residências. Na Bahia, a ENGIE opera o Conjunto Eólico Umburanas desde 2019 nos municípios de Umburanas e Sento Sé. Com 360 MW de capacidade instalada, o empreendimento é formado por 144 aerogeradores de 2,5 MW distribuídos em 18 parques eólicos. Na região, a Companhia ainda opera os Conjuntos Eólicos Campo Largo I e II. Juntos, os três empreendimentos possuem mais de 1 GW de capacidade instalada.

Em fase de implantação no município de Gentio de Ouro (BA), o Conjunto Eólico Serra do Assuará, o novo empreendimento da Companhia, formado por 24 parques eólicos, e 188 aerogeradores vai agregar mais 846 MW de capacidade instalada ao portfólio de ativos da ENGIE Brasil Energia no estado. Quando concluído, Serra do Assuruá terá capacidade instalada de quase 1 GW, equivalente à energia necessária para abastecer cerca de 6 milhões de pessoas.

Por Luciana Bispo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *