Convênio oferta cursos profissionalizantes à pessoas em restrição de liberdade e egressos do sistema prisional

Foto: Divulgação/Sejus/ES

O Senac Espírito Santo e a Secretaria da Justiça (Sejus) firmaram um convênio para a oferta de cursos destinados à população carcerária e aos egressos do sistema prisional capixaba. Já em 2024 serão oferecidas 260 vagas, que serão disponibilizadas de forma gratuita por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) do Senac. Alguns dos cursos terão início em março.

Para essa parceria, já estão previstos cursos de Cabeleireiro, Panificação, Costura, Fotografia, Assistente de Logística, Artesanato bordado a mão, entre outros. A parceria prevê, até 2029, de acordo com a duração do convênio, a abertura de 600 vagas destinadas aos egressos do sistema prisional e mais 700 para pessoas com restrição de liberdade. 

O gerente de Projetos e Programas Sociais do Senac Espírito Santo, Romulo Gomes, ressalta a importância da parceria. “Esta parceria, entre o Senac-ES e a Sejus, reflete nosso compromisso com a ressocialização e a valorização dos direitos humanos. Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e reintegrar indivíduos ao convívio social. Estamos empenhados em oferecer oportunidades de capacitação que promovam a reinserção e contribuam para a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos”, disse.

O subsecretário de Estado de Ressocialização, Marcelo Gouvêa, destaca que as oportunidades ofertadas abrem portas para o mundo do trabalho. “Acreditamos que parcerias com instituições de ensino resultam em um alcance muito maior em seus objetivos, pois fomenta ao egresso oportunidades de ascensão no mercado de trabalho. Ao custodiado, uma possibilidade a mais de qualificação de mão de obra, preparando-o para a vida em liberdade”, pontuou Marcelo Gouvêa.

Por Sandra Dalton e Paula Lima 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *