Leucemia aguda: sintomas, diagnóstico e tratamento

Médico hematologista da Unimed Vitória, Douglas Covre Stocco | Foto: Divulgação

O segundo mês do ano começa trazendo um alerta importante sobre a conscientização e enfrentamento à leucemia aguda. A campanha Fevereiro Laranja nos dá a oportunidade de disseminar, de forma mais intensa, informações fundamentais sobre a doença, afinal, ainda há pessoas que acreditam em alguns mitos como que a anemia pode virar leucemia ou que os tratamentos são ineficazes ou nem existem. O fato é que a leucemia aguda é uma doença grave e, segundo dados do Instituto Brasileiro do Câncer (Inca), mais de 11 mil casos serão diagnosticados no Brasil até 2025. 

Conhecida como câncer no sangue, a leucemia tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células normais. Existem vários tipos da doença, sendo que as mais comuns estão agrupadas em leucemia mieloide aguda (LMA) e leucemia linfoide aguda (LLA).  

“Independente do tipo, essas são doenças muito graves, por isso a importância de serem diagnosticadas logo no início, para que o paciente receba o tratamento adequado e as chances de cura sejam maiores”, afirma o médico hematologista da Unimed Vitória, na capital do Espírito Santo, Douglas Covre Stocco. 

Para que a doença seja identificada o mais cedo possível é preciso ficar atento a alguns sintomas como sangramentos nas gengivas, no nariz, nas fezes e na urina, além de manchas roxas pelo corpo. 

“O paciente também deve observar infecções recorrentes, febre de repetição, fraqueza, cansaço excessivo, por exemplo. Esses sintomas, em conjunto, podem indicar que o paciente tem alguma alteração que sugira leucemia aguda”, descreve o médico.  

Outros sintomas listados pelo médico são: 

– Gânglios linfáticos inchados indolores (a famosa íngua), principalmente na região do pescoço e das axilas; 

– Perda de peso sem motivo aparente;  

– Dores nos ossos e nas articulações.  

Logo que o diagnóstico é fechado e se tem em mãos qual a classificação da doença, são discutidas com o paciente as opções para tratar a leucemia. As alternativas terapêuticas dependem do subtipo da doença, bem como de outros fatores como idade e estado de saúde do indivíduo.  

Os tratamentos mais comuns e conhecidos são: quimioterapia, terapia-alvo, imunoterapia e transplante de medula óssea. 

“De uma forma geral, o principal objetivo do tratamento é destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. A forma que isso será feito varia conforme o quadro apresentado”, explica Stocco.

Por Maíra Medonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *