Senai ES oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para moradores de Vitória 

Presidente da Findes Cris Samorini | Foto: Leonardo Duarte/PMV/ES

Qualificação profissional como uma oportunidade de mudança de vida para a população de Vitória. Por meio do Projeto Futuro Brilhante, o Senai ES, o município de Vitória e o Senac vão ofertar cursos profissionalizantes gratuitos. 

Serão oferecidas 1.324 novas oportunidades em cursos, como os de Confecção de Peças Íntimas e Confecção de Moda Praia, Soldador, NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, Cuidador Infantil e Cuidador de Idoso. 

As inscrições para o primeiro ciclo, com 128 vagas, já estão abertas no portal VixCursos (vixcursos.vitoria.es.gov.br) e as aulas terão início no dia 4 de março. Os alunos também receberão vale-transporte gratuito. 

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, a parceria demonstra o compromisso do município de Vitória em fazer chegar qualificação a mais trabalhadores. “Temos aumentado cada vez mais o diálogo junto ao setor produtivo e aos órgãos públicos. O Senai tem um papel determinante na qualificação e na inserção das pessoas no mercado de trabalho. Nove em cada 10 alunos formados no Senai estão empregados”, ressaltou. 

Ao longo do Projeto, que tem duração de dois anos, o Senai vai oferecer 520 vagas em qualificação e aperfeiçoamento social e profissional para 26 turmas divididas em 12 cursos. São eles: Assistente administrativo, padeiro, programador de sistemas, programador web, mecânica automotiva básica, confeiteiro, auxiliar de cozinheiro, informática básica, soldador MG, soldador TIG, eletricista automotivo e NR 10 – segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini

“Investir na qualificação profissional é investir nas pessoas, é gerar oportunidades para conquistarem bons empregos, contribuírem com suas famílias e com o crescimento da cidade”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

O Futuro Brilhante é desenvolvido pela Gerência de Qualificação Profissional da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Titular da Semcid, Diego Libardi destaca que a escolha dos cursos foi definida atendendo a demandas do mercado de trabalho atual e futuro, além de atender às demandas dos alunos. “No Futuro Brilhante, vamos ofertar o vale-transporte, facilitando o acesso a cursos de excelência e assegurando a formação completa dos novos profissionais”, acrescenta Libardi.  

Oferta de cursos gratuitos

O investimento da Prefeitura de Vitória no projeto é de R$ 1.575.245,23, por dois anos. Os recursos são do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O mesmo fundo realiza o Projeto QualificaVix Comunidades, que está em andamento neste ano, com inscrições abertas no portal VixCursos (vixcursos.vitoria.es.gov.br). 

As inscrições para as primeiras turmas do projeto estão abertas na plataforma VixCursos . Neste site, são informadas as datas e os cursos que serão ofertados, assim como a documentação necessária.  

Serão oferecidas 128 vagas para os cursos como Design de Cílios; Mídias Sociais e Marketing Digital Soldador; Programador de Sistemas; e Mecânica Básica Automotiva. 

O público-alvo são moradores de Vitória, com idade mínima de 14 anos e escolaridade mínima de 5º ano (antiga 4ª série). Como em todos as formações de qualificação profissional da Semcid, os alunos recebem todo o material didático e a camisa do curso.   

Informações também poderão ser obtidas pelo telefone (27) 98125-0964 (whatsapp e ligação), das 9h às 17h, nos dias úteis. 

As primeiras turmas do projeto serão para os cursos abaixo: 

  • 1. Design de cílios  
  • 2. Mídias sociais e marketing digital  
  • 3. Básico de corte e costura  
  • 4. Unhas de gel  
  • 5. Cuidador infantil  
  • 6. Soldador  
  • 7. Nr10 – Segurança em instalação e serviços em eletricidade  
  • 8. Programador de sistemas  
  • 9. Mecânica básica automotiva 

Por Natália Magalhães | Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vitória


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *