Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros alerta para riscos do uso exagerado de bebidas alcoólicas no Carnaval

Os dias de Carnaval são marcados por muita alegria e diversão, mas, também, pelo consumo de bebidas alcoólicas de diversos tipos e, em muitos casos, de maneira exagerada. Para reforçar os cuidados necessários nesse período de festas, o Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) lista os cuidados necessários para evitar acidentes e manter a alegria da folia.

Com a atuação em toda a orla de Salvador, o Batalhão Marítimo desenvolve ações preventivas, levando informações sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, o banho de mar e a atenção com as crianças. Ao todo, são 38 servidores divididos em embarcações, atuando como guarda-vidas nas praias ou integrando equipes de mergulho.

Foto: Fernanda Maia

Para o Major Francisco Duarte, comandante do Batalhão Marítimo, no período de Carnaval, a atenção deve estar redobrada para o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. “Nesse período de alta estação, mais de 80% das nossas ocorrências estão relacionadas com bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas. Da mesma maneira que orientamos no trânsito – que, se for dirigir, não beba – se for se aventurar no mar, não faça nenhuma ingestão de bebida alcoólica e não faça uso de substâncias psicoativas, pois diminui sua capacidade de reflexo, sua condição física, e terminar em um acidente”.

O cuidado com as crianças também precisa ser intensificado nesse período. “O Corpo de Bombeiros atua, principalmente, na prevenção. De forma operacional, a gente reforçou os postos do circuito e fora do circuito, colocamos as embarcações disponíveis em toda faixa de orla e, nas praias, atuamos, também, na prevenção. Importante falar que os Bombeiros têm uma pulseirinha de identificação para as crianças, que estamos distribuindo tanto nos postos de guarda-vidas quantos nos grupos de Bombeiros, que são aquelas patrulhas. Quem for levar a criança para o circuito, passa no nosso posto e pega a pulseirinha de identificação. Isso é muito importante, nós temos muitas ocorrências de crianças perdidas”.

Com forte atuação no Carnaval da Bahia, até a manhã deste domingo (11), o Batalhão Marítimo realizou 165 ações preventivas, levando informações úteis aos foliões. Os bombeiros militares também realizaram ações de primeiros socorros e atuaram juntos a embarcações à deriva. Não foram registrados afogamentos nesses quatro dias de carnaval.

Da Redação | Com informações da Ascom/Gov.BA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *