Cacau baiano é medalha de ouro no “Oscar do Chocolate”

Foto: Divulgação/Seagri/BA

Luciano Ramos de Lima, produtor de cacau do sul da Bahia, foi agraciado com a medalha de ouro no Cacao of Excellence 2023, uma das mais prestigiadas premiações do mundo do chocolate. A cerimônia de entrega ocorreu na última quinta-feira, dia 8 de fevereiro, em Amsterdã, na Holanda, conforme anunciado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri – BA).

Competindo com produtores de diversos países, Luciano destacou-se ao lado de Miriam Federicci Vieira, do Pará, que também conquistou a medalha de ouro, e Robson Brogni, também paraense, que ficou com a prata. Esta não é a primeira vez que amêndoas baianas alcançam o topo do ranking, sendo que em anos anteriores, como 2010, 2011 e 2021, o estado já havia se destacado.

A amêndoa de Luciano, da variedade BN 34, tem ganhado reconhecimento em diversos eventos, incluindo a 4ª edição do Concurso Nacional de Qualidade de Cacau, em 2022, no qual conquistou o segundo lugar. Sua produção é realizada na Fazenda São Sebastião, seguindo os padrões de excelência que caracterizam Ilhéus como um polo de produção de cacau de alta qualidade, gerando chocolates apreciados tanto por especialistas quanto pelo público em geral.

O governo baiano tem direcionado investimentos para revitalizar a lavoura cacaueira, uma das principais atividades agrícolas do estado. Através do projeto Parceiros da Mata, que dispõe de recursos de US$ 150 milhões, busca-se combater a degradação ambiental e a perda de biodiversidade na região sul da Bahia, fortalecendo os sistemas produtivos do cacau cabruca, que utiliza árvores nativas como sombra para o cultivo do fruto.

Além disso, há incentivos para o processamento do cacau, impulsionando a produção de chocolates finos e outros derivados, o que tem contribuído para o surgimento de mais de 200 marcas de cacau de origem Bahia no mercado.

Por Seane Lennon Agrolink


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *