Empreendedores capixabas concluem formação com foco em Inovação

Fotos: Senac

A dona Marisia da Silva, de 70 anos, trabalha com entrega de salgados, tortas e caldos. Ela relatou que sempre teve um desejo de empreender e, com o tempo, foi se aperfeiçoando por meio de qualificações gratuitas. Ela chegou a ter um barzinho no quintal de casa, que se chamava Quintal dos Amigos. “Várias avaliações cinco estrelas”, relembra com orgulho do antigo negócio.

Na busca por conhecimento ela ingressou no Programa Qualificar ES Empreendedor, em seguida foi uma das participantes da primeira turma da Trilha da Inovação do Senac-ES, realizada em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O grupo concluiu a formação na manhã da última segunda-feira (19), no Hub ES+, em Vitória

Dona Marisia e outros 13 empreendedores foram beneficiados pela parceria entre as instituições que se uniram nessa iniciativa com foco em impulsionar a inovação e o empreendedorismo capixaba. Na Trilha da Inovação, do Programa Conhece+ idealizado pelo Senac-ES, os alunos puderam aprender na prática técnicas de gestão do tempo, brainstorm, design thinking, implementação de projetos e outras.

O Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Hiago Couto, conta que a Trilha da Inovação desempenha um papel fundamental no aperfeiçoamento dos participantes. “Estimula a criatividade e também promove o empoderamento de se reconhecer atuante no seu próprio segmento, impulsionando o aprimoramento contínuo e de maneira assertiva perante os desafios do mercado”, ressaltou.

Não demorou muito para a turma colocar os conhecimentos em prática. Durante o encerramento os alunos fizeram a apresentação de alguns pitchs dos seus próprios empreendimentos, demonstrando a evolução de seus produtos com o auxílio do aprendizado adquirido durante a formação. O Coffee Break ficou a cargo daqueles que atuam no segmento de gastronomia e foi um verdadeiro show de sabores.

O Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio, explica que o impacto da iniciativa é ainda maior após a conclusão. “O fim da formação marca o começo de novos desafios e oportunidades para os participantes. Eles agora possuem ferramentas cruciais para inovar e prosperar em seus empreendimentos, refletindo diretamente no crescimento econômico da região”, afirmou.

Na cerimônia de conclusão estiveram presentes o Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio; a Coordenadora de Inovação Educacional, Stephanie Pires; o Analista de Educação Profissional, Hiago Couto, os Coordenadoras do QualificarES, Aizio Machado e Kenya Souza; e o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Por Sergio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *